Ao largar na frente contra a Portuguesa, no duelo pela segunda fase da Série D, o Caxias deu um passo importante para seguir na competição. Importante, mas não definitivo. No jogo de ida, o time de Rafael Jaques foi premiado pela entrega e dedicação. Porém, é bom destacar, os elogios ficam mais nos quesitos emocionais e táticos do que no rendimento como um todo.
Em um confronto equilibrado e no qual as duas equipes mostraram dificuldades ofensivas, o Caxias pouco finalizou ao gol da Lusa. O 1 a 0 veio um lance que misturou competência e sorte de Michel. Méritos do camisa 9.
Na partida de volta, como visitante, justamente onde o Grená tem mostrado mais dificuldades na competição, a opção por só se defender e jogar pelo empate pode ser muito arriscada. Afinal, mesmo com um aproveitamento baixíssimo, a Portuguesa cansou de fazer cruzamentos na área grená durante o jogo de domingo. Não foi eficiente, mas mostrou que deve repetir esse mesmo volume de jogo no Canindé.
O Caxias largou na frente, mas terá de saber utilizar essa vantagem a seu favor para não sofrer tanto no início e, principalmente, ter condições de aumentar o placar e carimbar sua classificação. Dá para avançar no mata-mata mesmo sem jogar tão bem, mas existe o modo mais tranquilo e o mais complicado de fazer a caminhada. Se quiser o primeiro, o time grená terá de entender onde foi bem na primeira partida e onde precisará melhorar.