O gramado é de Série A, assim como o Juventude em 2021. Durante os últimos meses, por meio das redes sociais, o clube divulgou imagens de todo o processo de reforma pelo qual passou o Alfredo Jaconi. E, nos últimos dias, as fotos da assessoria de imprensa deixaram o torcedor impressionado positivamente.
A chamada grama de inverno, ou azevém, foi plantada e está enraizada. Foram feitos cinco cortes e o local estaria apto para receber uma partida oficial nos próximos dias. Aí, obviamente vem a pergunta: se o Juventude avançar à final do Estadual, poderá jogar dentro de casa? A resposta é não. E isso se explica por outras questões que envolvem obras estruturais do Jaconi.
O vice-presidente do clube, Luis Carlos Bianchi, estima um investimento de cerca de R$ 300 mil no gramado. Goleiras novas serão instaladas nos próximos dias, assim como ocorrerá a marcação das linhas. Porém, o processo de melhorias não para por aí. O vestiário do visitante e toda a estrutura de acesso das equipes, da arbitragem e da imprensa para o campo serão remodelados. O estádio ganhará uma sala de imprensa e sonorização mais mordernas.
A expectativa é de que tudo esteja pronto para a estreia em casa na Série A, contra o Athletico-PR, na segunda rodada. Ainda será providenciado um reforço na iluminação atual e feitas as primeiras avaliações sobre a troca do alambrado atual por um de vidro, o que também já poderá ser visto na largada da competição nacional.