Não foram grandes atuações, mas Juventude e Caxias fizeram o que era preciso. Contaram com o revés do Ypiranga diante do Grêmio e avançaram às semifinais do Gauchão para enfrentamentos com a dupla Gre-Nal. Serão jogos importantes, não apenas pela chance de mais uma vez alcançar a final do Estadual, mas também como avaliação para os desafios no Campeonato Brasileiro.
Mesmo com muita contestação e campanhas oscilantes, Marquinhos Santos e Lacerda fizeram dos seus times os melhores do Interior. Para a equipe alviverde, vale o destaque para a melhora a partir da entrada de Guilherme Castilho como segundo volante, na vaga de Elton. O time fluiu melhor, mesmo que tenha criado pouco no duelo deste sábado.
No Caxias, certamente afetado pelo anúncio de Rafael Lacerda na entrevista pré-jogo, a classificação veio com muita transpiração. Após um primeiro tempo fraco tecnicamente, o time grená empurrou o Pelotas para a defesa e, de tanto insistir, chegou ao gol da classificação com Giovane Gomez.
É claro que para avançar novamente e derrubar Inter e Grêmio será preciso mostrar muito mais. Por outro lado, serão dois confrontos interessantes para avaliar o nível técnico, tático e até de comprometimento das duas equipes diante dos favoritos a conquistarem o título gaúcho.
Mais uma vez, é a dupla Ca-Ju quem tentará desbancar os gigantes.