Enquanto se prepara para o jogo atrasado da primeira rodada do Gauchão contra o Grêmio, os jogadores Caxias terão um compromisso na noite desta quarta-feira (14). Ver como vai se sair o rival de sexta-feira (16) na decisão pela Libertadores contra o Independiente del Valle.
É claro que o time que entrará em campo no Centenário será praticamente 100% modificado, mas o aspecto anímico da equipe tricolor passa sim pelo resultado da competição continental. A eliminação na fase preliminar pode dar um peso diferente ao Estadual. Em contrapartida, se avançar, o foco se voltará à fase de grupos da Libertadores, que já inicia na próxima semana.
Mas, se engana quem pensa que o Grêmio não tem motivos de sobra para levar o jogo de sexta com extrema atenção. Certamente, ainda existe a lembrança das três vitórias do Caxias sobre o Tricolor no ano passado, sendo inclusive superior a equipe de Renato Portaluppi.
Agora, dá para repetir o feito e se igualar com a dupla Gre-Nal na liderança do Gauchão? Sem dúvidas. Porém, será preciso mostrar um pouco mais do que se viu recentemente diante de Inter e Juventude, por exemplo. O tempo de preparação e de recuperação dos atletas que estavam fora pode ser crucial.
Com alternativas
Gustavo Ramos não joga na sexta-feira. É um desfalque importante, mas, diferentemente do que acontecia na Série D, o técnico Lacerda tem opções de reposição para o ataque sem perder tanto em eficiência. Milla já deu boa resposta. John Cley pode atuar aberto. Até John Lennon, que rendeu bem pelo lado direito no Juventude, pode atuar avançado. Agora, alternativas não faltam.