Olha só que bacana! A partir de uma experiência imersiva por Medellín, na Colômbia, conduzindo uma comitiva diversa, desde acadêmicos a empresários e de artistas a esportistas, a Fundação Marcopolo resolveu realizar a 1ª edição do simpósio O Futuro Que Queremos.
A função vai rolar nos dias 19 e 20, no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis a partir desta terça-feira (6), pelo site Sympla neste link.
Contei sobre essa viagem e o percurso para o seminário sair do papel, com sua relevância social em nosso contexto local, em reportagem publicada na edição do Pioneiro dos dias 27 e 28 de julho, no caderno Almanaque. Quem não leu ainda pode clicar nesse link em GZH.
Entre os convidados, o cientista político e atual diretor de Projetos e Estratégia do Escritório Resiliência de Medellín, Jean-Edouard Tromme, e o antropólogo, pesquisador social e gestor de políticas públicas, Santiago Uribe Rocha. Ambos foram os guias da comitiva que visitou Medellín, em abril deste ano.
Agende-se
Veja a seguir a programação completa da primeira edição do Simpósio - O Futuro que Queremos, promovido pela Fundação Marcopolo, nos dias 19 e 20, no UCS Teatro.
Os ingressos são gratuitos, disponíveis neste link.
Segunda-feira (19)
- 14h30min - Palestra: "Como Sabemos que Estamos Mudando o Clima", com o biólogo Átila Iamarino (evento fechado para escolas).
- 18h - Recepção
- 19h - Abertura
- 19h30min - Palestra: "Qual o Risco da Inteligência Artificial Tomar Conta do Mundo", com o biólogo Átila Iamarino.
Terça-feira (20)
- 7h30min - Recepção
- 8h - Abertura
- 8h30min - Painel: "O Futuro das Cidades", com o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha.
- 10h - Café
- 10h45min - Debate: "O Futuro da Inovação", com a doutora em Biotecnologia, Scheila de Avila e Silva; o cientista político belga, Jean-Edouard Tromme; e o diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, João Paulo Pohl Ledur.
- 12h15min - intervalo de almoço
- 14h - Painel: "Diálogos Para a Transformação Social e Segurança Pública", com o Tenente Coronel Comandante do 12º BPM, Ricardo Moreira de Vargas; e o rapper Chiquinho Divilas.
- 14h30min - Painel com Projetos Sociais de Caxias do Sul: Mosaico na Quebrada, Fluência Casa Hip Hop, Projeto Semente Conquista e Projeto Mão Amiga. Mediação: jornalista e escritor Carlinhos Santos.
- 15h30min - Painel: "Cidadania x Desigualdade. A Formação do Brasileiro do Futuro", com o jornalista Caco Barcellos. Mediação: editor de variedades e colunista do jornal Pioneiro, Marcelo Mugnol.