Te liga! Pode ser conferida até o dia 12 a exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos acadêmicos de Artes Visuais UCS. As obras estão à mostra na Galeria de Arte do Campus 8.
Podem ser apreciadas as produções dos estudantes Débora Cardoso Viapiana, Júlia Fonseca Eberhardt, Luíse Flôres Lorenz e Scharlison da Silva dos Santos, sob a orientação das professoras Mara Galvani e Silvana Boone. A visitação é gratuita, de terça a sexta-feira, das 8h às 22h30min.
Saiba mais sobre cada uma das obras exposta
- Entre Olhares, de Débora Cardoso Viapiana: utiliza-se da projeção de uma videoperformance e de espelhos para a contemplação do público, propositalmente posicionados em uma estrutura que imita um corredor. Na parede final deste corredor ocorre a projeção do vídeo, composto pela imagem do busto da artista em tempo contínuo. A obra inclui a gravação de som de um exercício de respiração não correspondente com a videoperformance, disponibilizada em fones de ouvido.
- Intervenções Urbanas: rupturas estéticas e diálogo entre pixo e grafite, de Júlia Fonseca Eberhardt: a intervenção urbana ativa — termo/conceito ampliado no TCC — incluiu dez participantes, além da artista, que desfilaram roupas estilo streetwear sobre um tapete na Rua Pinheiro Machado, uma das mais movimentadas do centro de Caxias do Sul. A intervenção urbana ativa, sem autorização prévia de órgãos públicos, propôs a união da arte com uma certa negação do princípio da autoridade.
- O coração como objeto de criação ressignificado através de um atlas, de Luíse Flôres Lorenz: atlas visual composto de diferentes obras, referências da história da arte em xerox e objetos que abordam o coração como tema comum. O conjunto da obra, denominado "Sagrado Coração de Luíse", culmina em um atlas que conduz para duas obras finais que são fruto da pesquisa realizada, denominadas "Coração de mulher" e "Coração sagrado". O projeto se apropria de um conceito estruturado pela filosofia que apresenta o coração como local das emoções, ideias e da identidade de cada ser humano.
- Enqu4dr4ndo: a (in)visibilidade da arte da periferia, de Scharlison da Silva dos Santos: utilizando como temática a disparidade entre o avanço tecnológico e a desigualdade social, a obra "QR: Quebrada Remix" visa dar visibilidade às expressões artísticas periféricas e marginalizadas. O resultado da pesquisa realizada, além de explorar a evolução da relação entre a arte e a tecnologia, e os contrastes sociais, aborda a (in)visibilidade das manifestações artísticas de acordo com os contextos urbanos. Através de ferramentas interativas, o projeto apresenta o papel transformador que as tecnologias digitais podem desempenhar para a emancipação dessas expressões, bem como a relação entre os espaços de exposição da arte.