Até sexta-feira (29) vou publicar textos de artistas, professores e intelectuais caxienses (nascidos ou que escolheram a cidade para viver). Abri espaço para que eles escrevessem sobre os destaques nas áreas do cinema, literatura, teatro, dança, música e artes visuais.
O convidado de hoje é o multiartista Breno Dalla Zen. Mestre em Filosofia pela UCS, ele é professor, produtor cultural, realizador audiovisual e músico.
Nesta reflexão, ele aborda a última canção dos Beatles, Now and Then, destaque da cena mundial em 2023.
Boa leitura!
*“Now and Then”, a última canção Beatle: 1963-2023
Há 60 anos, os Beatles lançaram seu primeiro álbum, “Please Please Me”. Até então, eram apenas mais uma banda inglesa influenciada pela música estadunidense, mas em pouco tempo eles tornaram-se referência, primeiramente para a juventude e, em sequência, para o meio artístico, influenciando inúmeros artistas até os presentes dias. A banda foi responsável por reinventar o espaço da música na cultura pop, promovendo diálogos do rock com a música erudita e com o experimentalismo: um pé na tradição, outro na inovação. Quem conhece bem a história do quarteto de Liverpool sabe quão diversa é a sua discografia.
Passados 60 anos, em 2023 tivemos a oportunidade de conhecer “Now and Then”, a “última canção dos Beatles”. Trata-se de uma composição que John Lennon gravou em casa, em 1978, de maneira rudimentar, em uma fita cassete endereçada para Paul McCartney – porém jamais enviada. Os Beatles não existiam há quase uma década e os dois compositores já não faziam trocas musicais há um bom tempo. Em 1980, John foi assassinado por um fã (deixamos em aberto, aqui, possíveis problematizações acerca do fanatismo), e a fita gravada por ele ficou perdida até a década de 1990, quando finalmente chegou às mãos de Paul, que mostrou para seus ex-colegas de banda, George Harrison e Ringo Starr.
Na fita haviam mais duas canções, “Free as a Bird” e “Real Love”. O trio se reuniu em estúdio e completou essas duas músicas, lançadas ainda em 1995, junto ao projeto “Anthology”, compêndio de raridades lançado na época. No entanto, “Now and then” ficou para trás: um chiado na gravação impedia que fosse trabalhada pelos três beatles restantes. Foi só em 2023, com a ajuda da inteligência artificial, que o chiado pôde ser removido, e a música então foi finalizada e lançada.
“Now and Then” foi muito bem recebida por fãs de todo o mundo, tornando-se uma das músicas mais tocadas do ano. Ela também veio provar que, mesmo após mais de 60 anos de sua estreia nos palcos, os Beatles ainda são artistas relevantes, e que podem muito bem inspirar as novas gerações. A música encontra-se disponível em qualquer canto da internet, recomendamos a audição!
* BRENO DALLA ZEN é mestre em Filosofia pela UCS. É professor, produtor cultural, realizador audiovisual e músico. Atualmente é professor da Escola Marcopolo de Criatividade e também atua na cadeia produtiva da cultura.