Foi aprovado na última semana o projeto A Chegada! 150 anos da Imigração Italiana no RS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O orçamento é de R$ 1,277 milhões. A proposta é da CDI Inteligente, mesma produtora a realizar os filmes sobre Caxias do Sul, Festa da Uva e dos 100 Anos do Juventude.
Conforme o ex-secretário da Cultura, Antonio Feldmann, que trabalha na produção e pesquisa, neste ano vai ocorrer a captação dos recursos.
Em 2024, será produzido o documentário em longa-metragem e os ensaios para o espetáculo teatral, que integram o projeto.
E, em maio de 2025, será o lançamento, durante as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana. Devem ocorrer filmagens no Brasil e também na Itália.
Feldmann frisa ainda que o projeto conta a participação do escritor José Clemente Pozenato, autor de O Quatrilho (nosso eterno representante no Oscar) e apoio institucional da CIC-Caxias, Consulado da Itália no RS, Comitê RS, Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e Universidade de Caxias do Sul.