Mais de 40 instrumentos musicais, dezenas de figurinos e adereços, e mais de 130 pessoas em cena. Estes são apenas alguns números que sinalizam como será a 1ª edição do Cetec Musical, que ocorre nesta quinta-feira (10), às 19h30min, no UCS Teatro, em Caxias do Sul.
Em cena, os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental promovem uma viagem de Norte a Sul do país, explorando as manifestações menos conhecidas, caso do Maçambique, do folclore afro-brasileiro-rio-grandense. Os professores chegaram a fazer uma imersão em Osório (RS) para buscar referências para auxiliar na composição do musical.
Ainda haverá apresentações de Siriri, uma das manifestações folclóricas referências do Mato Grosso, do Boi Bumbá representando a Amazônia, e do Maracatu do Nordeste, esse último que fechará a noite reunindo todos os 130 estudantes no palco.
— O que estamos levando para o palco é uma parte, um produto que é consequência de um processo do ano inteiro de vivências sobre os temas, que foram transformadas em algo ainda mais significativo porque foram construídas pelos próprios alunos — explica a diretora do Cetec, Ana Cristina Possapp Cesa.