A capoeira é o foco do Fórum Gaúcho de Arte Capoeira, que tem atividades práticas e debates entre sexta-feira (11) e domingo (13), em diferentes locais de Caxias do Sul. O encontro vai reunir mestres e contramestres dessa manifestação cultural e é aberto à participação dos capoeiristas e público em geral.
A programação começa na sexta-feira (11), no Salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, com uma mesa redonda com o Mestre Burguês, nome que é referência na área no Brasil. Depois dessa atividade, rola uma roda de capoeira.
No sábado, o Fórum concentra suas atividades no Sindicato da Construção Civil, no bairro De Lazzer. Ali serão realizadas uma vivência sobre mobilidade corporal com o Mestre Carson e uma mesa redonda com os mestres Paulo Lima, Jé, Carson, Peixinho Moreno, Burguês e Didie, além dos Contramestres Tocha e Billy. À tarde, tem vivência de Samba de Roda com as formandas Maite e Prinsicla, além de vivências com a Mestra Didi e o Mestre Jé, e a tradicional Roda de Capoeira.
E, no domingo pela manhã, a função ocorre no Parque dos Macaquinhos com aulão com o Contramestre Tocha e roda de capoeria.
Com produção cultural de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural, direção artística de Santiago Nieto, do Grupo Muzenza de Capoeira, este projeto conta com o financiamento da Sedac-RS através do FAC Expressões Culturais.