Falta menos de um mês para o Natal e a percepção desta colunista é de que teremos uma celebração mais pulsante em Caxias. A retomada do Brilha Caxias após 10 anos, concurso realizado pela CDL para incentivar moradores e empresas a decorar residências, fachadas e vitrines e as diversas programações nos bairros e distritos apontam para esse caminho.
A decoração na Praça Dante Alighieri, com uma árvore natalina de 12 metros, por exemplo, promete levar muita gente para o centro da cidade a partir de quarta-feira, assim como no ano passado. A 19ª Magia de Natal de Galópolis também.
Na quinta, estive no lançamento do evento para imprensa e convidados e vi a comunidade de Galópolis muito empolgada com a edição deste ano. Castigado pela tragédia ambiental de maio, o bairro está em processo de retomada e os empreendedores locais veem no Natal a chance de recuperar as perdas e, claro, amenizar a dor que a chuva trouxe.
Há muita expectativa pela presença de turistas em Galópolis — de fora e da própria cidade, afinal, é possível ser morador e turista. O Papai Noel estará, a partir do próximo sábado até 24 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, (em horários específicos) em uma das casas da Vila Operária, recebendo os visitantes. É uma chance de ver o bom velhinho e conhecer, por dentro, uma das residências históricas de Galópolis (foto).
A colunista torce para que não seja apenas uma impressão e o Natal seja, de fato, mais pulsante.
Engajamento empresarial
Ainda falando em Natal, o espetáculo da Casa Magnabosco é outro evento natalino que merece destaque. Começou de forma tímida em 2016 e está hoje consolidado, levando moradores de Caxias e turistas ao coração da cidade.
O engajamento empresarial, neste caso, faz toda a diferença para o sucesso do Grande Espetáculo de Natal. Entre as empresas parceiras há oito anos, está a Unimed Serra Gaúcha.
— As empresas que estão conosco são comprometidas com sua comunidade e entendem a importância de investimento em projetos desta natureza, que não somente resultam em um espetáculo, mas que continua reverberando em outros setores, seja no turismo, na cultura, no social — ressalta Cali Troian, diretora do espetáculo.