Parte da história de Caxias do Sul, o prédio da antiga concessionária Auto Palácio deve ganhará um novo uso até a metade do ano que vem. As obras de restauro na esquina das Ruas Sinimbu e Do Guia Lopes, no Centro, começaram há cerca de dois meses e a previsão da incorporadora Tonin Imóveis é que sejam finalizadas em oito meses.
A empresa adquiriu a área de 5,7 mil metros quadrados em um leilão há quatro anos e prepara o espaço para se tornar um empreendimento comercial. Conforme Rodrigo Tonin, diretor da incorporadora, há pelo menos três clientes de diferentes segmentos interessados em locar:
— Já temos contato com pessoal para instalar seus negócios. Provavelmente, teremos na parte de cima algo gastronômico, no térreo uma grande varejista e mais o estacionamento rotativo para atender a todo o público.
A esquina aberta, uma marca da Auto Palácio, retornará e servirá como área de embarque e desembarque. No local onde ficava uma bomba de combustível, entre duas colunas, será colocado um totem com informações históricas sobre o prédio e um eletroposto para abastecimento de carros elétricos.
— Tudo o que está aqui e é original será recuperado. Serão colocados alguns elementos modernos para ter funcionalidade e segurança. A entrada pela Sinimbu que dá acesso ao andar superior e também vai dar acesso para loja terá uma fachada de vidro, teremos elevador. Provavelmente vai ter algum elemento móvel para proteger a esquina à noite, mas isso também irá depender do locatário e do tipo de negócio que irá se instalar — explica Rodrigo.
Além do restauro, a Tonin irá aumentar a área com a construção de mais 1,5 mil metros quadrados, uma extensão do salão principal. O investimento da incorporadora na obra gira em torno de R$ 10 milhões.
Preservação histórica
Por se tratar de um prédio tombado, a obra tem uma série de exigências. Não se trata de uma reforma, mas de um restauro no edifício erguido na década de 1940 no estilo art-déco, e, por isso, é preciso preservar elementos históricos do imóvel. Essa é a primeira vez que a Tonin trabalha com um imóvel tombado:
— Eu já peguei imóveis antigos e fiz um retrofit, mas é bem diferente porque aqui tu trabalha com restauração. Temos uma "Bíblia" para seguir os passos da restauração com umas duzentas páginas.
O projeto de restauro da Auto Palácio é do escritório Bernardi & Todescato Arquitetura, em parceria com a Mosaico Arquitetura e a equipe de design da Tonin Incorporadora.
— Na memória de quem conheceu aquele lugar, ficou a lembrança desse piso em xadrez preto e branco. Isso será devolvido à comunidade, porém, sem fazer um falso histórico. Preservamos o que existe lá, mas vamos fazer um novo piso preto e branco na área onde originalmente existia também. Não será igual, para que as pessoas não tenham dúvidas do que é original e do que foi feito na intervenção — destaca a arquiteta Carla Todescato.
O nome Auto Palácio será mantido e o letreiro do alto do prédio, originalmente executado em letras de concreto, voltará inspirado no original e iluminado à noite.
Interesse comercial e histórico
A incorporadora de Farroupilha está no mercado há 16 anos e desde 2009 atua em Caxias do Sul, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos, inclusive, próximos à Auto Palácio — daí o interesse de Rodrigo Tonin no prédio histórico:
— Eu sempre olhava para essa esquina e ela estava muito mal cuidada, cheia de entulho. Sempre me chamou atenção. Quando fiquei sabendo do leilão, pensei que era uma oportunidade. Primeiro, pelo ponto comercial e, depois, pelo tombamento histórico, porque eu acho isso muito legal. Acho legal tu pegar um lugar quase sem valor e revitalizar, valorizar a quadra, tornar realmente útil de novo. Ainda bem que conseguimos adquirir.
Marcou época
A revenda de veículos e eletrodomésticos Auto Palácio marcou uma época. Lá, era possível equipar tanto a garagem quanto a cozinha de casa. A concessionária oferecia, na mesma loja, um General Motors zero quilômetro ou um Cadillac, e também o Frigidaire, que virou sinônimo de geladeira.