Marca caxiense nascida há exatos 31 anos, a <Ou> terá uma empresa nos Estados Unidos em 2025 para atender a Amazon. A LLC (Limited Liability Company) em Winter Garden, na Flórida, é um passo importante que a empresa dá para atingir a meta de faturamento no Exterior. Hoje, a exportação representa 10% e a <Ou> quer chegar a 15% em 2026.
A empresa exporta para 24 países, sendo o México o principal mercado internacional, com produtos em 300 lojas. A partir da parceria com a Amazon, fabricante caxiense pretende expandir os negócios para outras companhias em solo estadunidense.
A <Ou> também projeta um aumento de 25% no faturamento total do negócio no próximo ano. Em 2024, até setembro, o crescimento era de 44% com o lançamento de 200 produtos nos últimos 12 meses. Conforme Juarez Martini, diretor da empresa e um dos sócios fundadores, a meta é dobrar o faturamento até 2027.
— Estamos crescendo porque temos base forte: produto, equipe e estratégia. Somos muito fortes em produtos e tendências. Isso faz a diferença em momentos de crise, por exemplo — destaca Juarez.
O portfólio tem mais de 2,5 mil itens para a casa como potes, caixas organizadoras, cestos, lixeiras, baldes e canecas injetados na fábrica em Caxias. Alguns deles são mesclados com bambu e vidro, materiais importados. A empresa tem lançamentos previstos para 2025 e para o primeiro semestre de 2026.
Início em um porão de 45 metros quadrados
No porão de 45 metros quadrados da casa da família, no bairro Nossa Senhora da Saúde, foram feitas as primeiras peças da então Martiplast. Juarez e o irmão Nelson mais o primo Nelmir começaram o negócio em 1º de novembro de 1993 produzindo para outras empresas.
A terceirização durou dois anos. Com uma dívida de cliente paga em ferramentais, os três resolveram iniciar a fabricação própria. O primeiro item foi uma xícara térmica de café.
Logo, a fábrica ficou pequena e mudou-se para um pavilhão de 350 metros quadrados nos fundos da casa. A partir daí, a marca só cresceu e em 2007 trocou de nome para <Ou>.
Hoje, a produção fica em um espaço de 10 mil metros quadrados em Monte Bérico. Neste ano, o centro de distribuição e o setor administrativo ganharam uma nova sede no bairro Cidade Nova, em um prédio de 23 mil metros quadrados.
— Saímos de 45 metros quadrados para uma área total de 33 mil metros quadrados — orgulha-se Juarez.
Nelmir não faz mais parte da sociedade e os irmãos preparam a governança para os próximos anos com os filhos. Cada um deles têm dois herdeiros. A empresa conta com cerca de 370 funcionários.
Diferentes canais
Atualmente, a empresa opera em diferentes canais: e-commerce próprio — que representa 5% do negócio —, exportação e representantes, com uma base de mais de dois mil clientes ativos entre lojas de departamentos ou presentes, supermercados, homecenters, além de outros pontos de venda. No Brasil, as principais praças são as regiões Sul e Sudeste.
Além de vender itens para organizar a casa, a empresa oferece capacitação para personal organizers. Cursos são realizados na Casa <Ou>, inaugurada em agosto do ano passado em São Paulo. Até agora, 60 profissionais já foram treinados.