Dando sequência à abordagem sobre sobre o antigo prédio da Auto Palácio e sua revitalização, destacamos hoje as reformas ocorridas a partir dos anos 1960. Conforme informações compartilhadas pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, no início daquela década houve a necessidade de ampliação da área ocupada pela oficina mecânica, com acesso pela Rua Guia Lopes. Assim, em janeiro de 1960, a empresa encaminhou à prefeitura um estudo de aditamento.
O projeto, de autoria do arquiteto Guimarães Francisco da Silva (seu Guima), previa um acréscimo de 1.078 metros quadrados. Confira parte do texto original:
“As paredes internas e externas serão feitas com tijolos maciços, sonoros, bem queimados, mas não vitrificados. Os tijolos serão molhados na ocasião do seu emprego e assentados com regularidade. As paredes do WC serão impermeabilizadas com escaiola até a altura de 1,60m. O piso do WC será revestido com mosaicos.”
Nas imagens acima e abaixo, alguns registros dessa obra na antiga oficina, onde o fundador Antoninho Burlamaque entrava e saía com seu famoso Cadillac. O espaço é atualmente ocupado por um estacionamento.
A revenda Ford
Em meados da década de 1960, a Auto Palácio passou de Sociedade Limitada para Sociedade Anônima. Entrou em concordata em novembro de 1971 e, em dezembro de 1973, foi adquirida pela empresa Mário De Boni & Cia Ltda. Tornou-se a revendedora Ford na cidade e região, mantendo, também, a oficina mecânica.
Com o encerramento das atividades, nos anos 1990, o prédio passou por várias alterações, entre elas o fechamento da área do antigo posto de combustível, na esquina. Na sequência, passou a ser ocupado pelo Laboratório Fotográfico Scalco e, posteriormente, foi locado para diversos outros serviços.
Serviços em 1950
Texto do "Álbum Comemorativo do 75º Aniversário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul", publicado em 1950, destacou a moderna oficina: “A Auto Palácio Ltda mantém em pleno funcionamento uma oficina mecânica magnificamente aparelhada. Afora o seu equipamento completo e perfeito, a oficina tem o concurso de pessoal técnico altamente qualificado, com um longo estágio de treinamento na escola de mecânica da General Motors, em São Paulo. A casa mantém sempre um vasto sortimento de peças para automóveis. Esse “stock” é um dos maiores do sul do país, incluindo não só produtos da General Motors como também para todas as marcas de veículos automotores.”
Ás do volante
Nas próximas colunas abordaremos a trajetória do piloto e ex-diretor da Auto Palácio Antoninho Burlamaque. Ele faleceu em fevereiro de 1952, durante um acidente automobilístico no Circuito das Praias do Atlântico.
Arquitetando histórias
Outras curiosidades sobre o prédio da Auto Palácio podem ser conferidas no site da arquiteta Clarissa Zanatta, link Arquitetando Histórias, e na página Prédios de Caxias do Sul, do Facebook e Instagram.
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