O CFO do Grupo Argenta, de Flores da Cunha, Antonio Marcos Rocha Praxedes, é um dos destaques do 34º Prêmio Equilibrista do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-RS). Ele recebe a homenagem na próxima sexta-feira (8), em Porto Alegre. A distinção é considerada o Oscar das finanças.
A coluna fez duas perguntas ao profissional, com experiência em empresas nacionais e multinacionais, como Piracanjuba, Heineken, Nestlé, e é especialista em governança e gestão de resultados.
A que o senhor atribui esse reconhecimento?
Nos últimos anos, investimos de forma intensa na profissionalização expressiva da área financeira da Argenta. Na medida em que o grupo alcançou ainda mais robustez, adequamos a nossa estrutura interna, aprimoramos o conhecimento do time através da participação em fóruns e eventos, bem como olhamos para a nossa governança. O reconhecimento do Prêmio Equilibrista é uma consequência da soma dessas ações.
Como empresas e profissionais podem manter o equilíbrio financeiro?
Entendo que o equilíbrio financeiro pessoal é um valor que aprendemos na infância e que carregamos ao longo da nossa vida. Por mais humilde que uma família seja, a disciplina de equilibrar as finanças deve se fazer presente, através de conversas francas, de entendimento mútuo e de trabalho colaborativo, pensando no futuro. Este mesmo valor de cuidado com o dinheiro, que carrego desde pequeno, aplico na minha trajetória profissional de mais de 35 anos. Na Argenta, eu vivo a essência do "sentimento de dono", cuidando dos recursos da empresa como se fossem os meus. Diria até que com mais ênfase, porque a responsabilidade é infinitamente maior. Mais do que aplicar os aprendizados que acumulei ao longo do tempo, procuro envolver o time nos processos, debatendo sobre o que fazer, como fazer, colocando em prática a inteligência coletiva para o bem comum.
Os premiados
Além de Praxedes, foram eleitos como destaques deste ano Daniel Martins, diretor administrativo financeiro e RI da Lojas Renner, e Diana Werner, presidente da Isla Sementes. O grande vencedor do Prêmio Equilibrista 2024 é Rafael Dalla Coletta, CFO da SLC Máquinas.