Vice-presidente executivo, CFO e diretor de Relações com Investidores da Randoncorp, Paulo Prignolato é um dos destaques do Prêmio Equilibrista 2023, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio Grande do Sul (IBEF RS). Ele recebe a distinção considerada o Oscar das finanças no dia 10 de novembro, em Porto Alegre.
Morando em Caxias há cinco anos, desde que foi contratado pela Randoncorp, o paulistano com formação em engenharia e especialização em finanças conversou com a coluna.
O que foi fundamental para esse reconhecimento?
Sou engenheiro, mas quando me formei, em 1986, era um período bem complicado na engenharia e acabei entrando em uma empresa em São Paulo na área técnico comercial. Depois de dois anos, recebi um convite para atuar na área financeira. Fui, gostei e, claro, me aperfeiçoei. Ao longo dessa jornada, alguns fatos me ajudaram bastante e eu destacaria um no grupo Votorantim, onde fiquei quase 18 anos. Atuei durante cinco anos como controller das operações europeias do grupo, na Holanda. Foi muito rico. Os movimentos posteriores que tive de carreira, sem dúvida, acabaram sendo conquistados em função dessa experiência. Esse prêmio, acredito que é fruto da Randoncorp, pelo momento que a gente vem atravessando, de muito crescimento, muitas conquistas e muita coisa boa que estamos proporcionando para a sociedade, para a nossa equipe.
Por que veio para Caxias?
Recebi convite para alguns processos, um deles foi da Randoncorp. Quando cheguei em Caxias para a entrevista, o motorista perguntou para onde eu estava indo. Falei que era para a Randon e ele: “minha filha trabalhou na Randon, meu pai trabalhou na Randon”. Vi aquilo como algo muito bacana. Cheguei na Randoncorp e vi o brilho nos olhos das pessoas. O que me atraiu realmente foi esse ambiente, a foto do seu Raul Randon com a frase clássica que é a questão de pessoas felizes sendo respeitadas e falei: “é aqui que eu quero trabalhar”.
Que conselho darias para que empresas e profissionais mantenham o equilíbrio financeiro
O papel do financeiro é se antecipar aos acontecimentos e tomar as decisões prévias. Acho que é muito importante, para os jovens profissionais que estão iniciando a carreira, que sejam notados no dia a dia. Precisam assumir riscos, dar opinião e continuar sempre estudando, se desenvolvendo e estarem antenados para tudo o que está acontecendo ao seu redor e tentar se antecipar ao máximo, de forma a prever os possíveis riscos no ambiente e no negócio.