Duas empresas de Caxias do Sul irão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Sebrae Like a Boss, uma competição de startups. A Hubble 360° garantiu o primeiro lugar na fase estadual e a Urupê, o terceiro. O segundo lugar ficou com a Data 4 Company, de Santa Cruz do Sul. A final será em agosto, em Florianópolis.
A Hubble é uma startup incubada no TecnoUCS. A agência criou um software de inteligência artificial que capta perfis específicos na internet e faz com que a publicidade dos respectivos clientes chegue até o público-alvo. Os diferenciais são capacidade de segmentação, personalização de anúncios e a independência de big techs. A tecnologia tem capacidade para competir com Google e Facebook.
— Se vencemos a etapa nacional, queremos investir a premiação (que pode chegar a R$ 950 mil), na expansão com abertura de novos escritórios no país — diz Rafael Aquino, CEO da Hubble.
Já a Urupê é uma startup de logística e destinação de resíduos industriais. A empresa surgiu de uma demanda do setor: uma única empresa que fizesse a coleta e destinação. Como não há, já que cada resíduo tem suas características, a Urupê propôs um software para organizar o trabalho de recolhimento e destinação.
Conforme o CEO da startup, Roberto Angonese, as informações estão disponíveis em um painel e a comunicação é feita via WhatsApp.
— Nossa solução resolve uma dor real e pode impactar o mercado. Nosso objetivo é subir a régua do atendimento — destaca Angonese.
A Urupê tem quatro clientes atualmente e meta de chegar a 10 até o final de maio.
O anúncio das ganhadoras foi feito na Gramado Summit.
Internacionalização
No ano passado, a Hubble conquistou os empresários Bruno Hora, Cris Arcangeli e Leonardo Castelo durante uma banca do Shark Tank Brasil, no Rio Innovation Week. Em fevereiro deste ano, fechou um contrato com a norte-americana LSN, da Flórida, para fusão das duas empresas. A startup terá uma subunidade nos Estados Unidos assim como a LSN terá uma subunidade em Caxias. A parceria, exclusiva no Brasil, irá possibilitar que a Hubble ofereça no mercado norte-americano sua solução de inteligência artificial para a área de marketing.
Com a entrada nos Estados Unidos, em um mercado de marketing muito maior e mais competitivo, a Hubble espera crescer até 80% em dois anos e aumentar a avaliação da empresa. Hoje, o valor de mercado da agência é de R$ 28 milhões e a previsão é chegar a R$ 56 milhões neste ano. Em cinco anos, a meta é alcançar os R$ 100 milhões.