Os carros da nova geração da Stock Car foram desenhados em Caxias. João Paulo Melo assina o design das carrocerias dos veículos para aplicação do novo chassis base da competição, uma das mais competitivas do automobilismo mundial.
Melo foi procurado pela primeira vez na metade de 2022 pela empresa promotora da Stock Car e meses depois foi contratado para o projeto. Foram cerca de nove meses no desenvolvimento do design para o Toyota Corolla Cross, o primeiro. Nos outros dois, um Chevrolet Tracker e um Mitsubishi Eclipse Cross, foram aproximadamente quatro meses.
O desafio, segundo o designer, foi trabalhar em um novo perfil de veículo, já que a Stock Car deixa de usar os modelos sedãs para adotar SUVs:
— Estão revolucionando o evento e resolveram fazer carros novos, mais modernos. Fiz com inspiração dos carros das ruas e mantive o DNA da montadora.
Conforme Melo, os carros estão sendo testados neste ano e serão usados pela Stock Car a partir de 2025.
— Consegui fazer um carro de uma das principais competição da América Latina. É um marco, um orgulho pra mim — diz Melo, responsável também pelo design da primeira van elétrica do Brasil.