Dizem que Caxias do Sul produz de tudo, e a fritadeira exposta no estande da Bicchieri, na ExpoSegh, é prova disso. O equipamento filtra o óleo enquanto os produtos estão ainda sendo fritos. Enquanto a fritadeira trabalha para deixar o alimento pronto, o resíduo do produto é depositado no fundo e, de forma programada, de tempos em tempos, ela executa filtragem sugando o óleo que está no tanque.
— Vai passando por um filtro, retendo resíduo num tecido biodegradável e retornando óleo já limpo para o tanque. Em momento algum ela esvazia o tanque para fazer isso. É uma reciclagem contínua e a pessoa não precisa parar de fritar e esvaziar a fritadeira, ela não precisa parar a operação para poder filtrar — explica Renan de Oliveira, da Única Fritadeiras.
A empresa caxiense surgiu em 2018 a partir de uma ideia de Adão de Oliveira, pai de Renan. O equipamento foi patenteado e já passou por melhorias desde a concepção inicial do projeto.
— Na época, ele trabalhava em cozinha e sentiu a dificuldade em fazer uma limpeza operacional na fritadeira. Começou a pensar em métodos para poder fazer com que a fritadeira reciclasse o óleo sozinha. Ele já tinha um conhecimento de automação industrial e trouxe essa experiência para o projeto — conta Renan.
A empresa trabalha agora no desenvolvimento de uma fritadeira menor.
A ExpoSegh ocorre no Centro de Eventos da Festa da Uva e termina nesta terça-feira (16).