As 300 empresas do polo moveleiro da região, localizadas em Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza, terminaram 2023 com um faturamento de R$ 3,1 bilhões — um pequeno aumento nominal de 0,65% na comparação com 2022.
Os dados foram mapeados pelo Sindmóveis a partir de informações oficiais e, apesar do crescimento, o desempenho não significa maior lucratividade para as indústrias, conforme a presidente da entidade, Gisele Dalla Costa. Segundo ela, grande parte das indústrias vem operando com margens bastante apertadas, principalmente por causa dos altos custos de produção para as fábricas e a redução do consumo no varejo.
Para Gisele, não há ganho real considerando o IPCA, por exemplo, que ficou em 4,62%.
Em todo o Estado, o faturamento nominal foi de R$ 11,9 bilhões, o que representa um aumento de 3,4% na comparação com 2022.
Exportações
Enquanto Brasil e RS tiveram retração de 7,9% e 3,4% nas exportações, respectivamente, o polo de Bento Gonçalves aumentou as transações com o mercado internacional em 2023. As indústrias movimentaram 55,5 milhões de dólares com 57 países, garantindo um avanço de 1,9% em relação ao ano anterior.
A Movelsul Brasil, em agosto passado, ajudou a alavancar as exportações no segundo semestre, já que visitantes de 40 países participaram de rodadas de negócios durante a feira.