Um dos espaços mais saborosos da Festa da Uva está quase pronto: o das agroindústrias. Serão 49 da agricultura familiar em uma área viabilizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado — há empreendimentos de diversas regiões do Estado, incluindo Serra, com Caxias, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul e Pinto Bandeira.
Outras quatro são agroindústrias caxienses que não se encaixaram no projeto do governo. O espaço terá ainda nove empreendimentos associados à Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (Caaf). Além disso, haverá a presença da Associação Caxiense de Apicultores e Associação Serrana De Meliponicultura.
As 62 agroindústrias ficarão no Pavilhão 1, uma novidade deste ano. Entre os produtos oferecidos, queijos, embutidos, mel, doces, geleias, biscoitos, cucas, massas e rapaduras. Os estandes estarão próximos das vinícolas, diferentemente de edições passadas.
Aliás, serão 10 vinícolas presentes com venda de vinho a granel. O espaço tem a parceria da rota turística Passo do Vinho, que conta com as cidades de Nova Pádua, Caxias, Nova Roma do Sul e Flores da Cunha.
A Festa da Uva começa na quinta-feira (15).