Indústria da Serra, nascida em Pinto Bandeira, e que desde 1998 ocupa área que já foi da Pastifício Caxiense, em Forqueta, em Caxias, a Orquídea tem investido forte na ampliação da estrutura neste ano: R$ 200 milhões na fábrica em Caxias e R$ 30 milhões em São Paulo. No final, terá cerca de 70 mil metros quadrados. A unidade caxiense projeta faturamento de R$ 1,35 bilhão em 2023 — em 2022, foi pouco mais de 1,2 bilhão — e tem meta de R$ 1,5 bilhão em 2024.
A convite da empresa, a colunista esteve na fábrica em Caxias nesta terça-feira (31) com jornalistas de outros veículos e pôde ver de perto a produção, inclusive as novidades. Na nova linha de empacotamento, a tradicional bolacha Maria já saía da esteira com a nova embalagem, que deve chegar aos supermercados em 10 dias.
O espaço, aliás, receberá um novo forno e com ele a capacidade de produção de biscoitos laminados irá triplicar a partir de janeiro: de 600 toneladas para 1,8 mil toneladas. Para 2025, quando a empresa irá lançar novos biscoitos, a meta de faturamento é de R$ 1,7 bilhão.
O gerente de marketing da Orquídea, Marcelo Tondo, foi um dos guias da visita. Ele também conversou com a colunista. Confira:
O que já foi feito dentro projeto de ampliação e o que ainda falta?
Nós anunciamos um investimento de R$ 230 milhões e, desse valor, R$ 200 milhões são investimentos na fábrica de Caxias do Sul, onde estamos ampliando toda a nossa capacidade de produção de biscoitos, principalmente, e também tem o investimento no projeto de cumbucas e potes sustentáveis. Daria para dizer que em torno de R$ 120 milhões já estão concluídos ou em fase final, que é a ampliação da nossa estrutura de pavilhões. Nós acabamos de receber um novo forno para linha de biscoitos laminados, Maria, água e sal, cream cracker, e devemos começar a produção no início de janeiro. Para completar, temos R$ 30 milhões que são para a fábrica de São Paulo, a Sabor de France, de pães pré-assados congelados. É uma linha premium de pães de longa fermentação. Nós planejamos iniciar o faturamento e a produção no mês de março em 2024. Esse investimento todo se encerraria no final de 2024 com a chegada de uma segunda linha de biscoitos, uma linha de biscoitos moldados. Faríamos os Tortíssimas, Sortidos e alguns outros que estamos estudando para lançar no mercado. Deve ser desenvolvido até metade de 2024 e lançado em 2025.
Vocês já estão com uma nova área de empacotamento, como podemos ver na visita.
A gente já está começando a empacotar os nossos produtos atuais na nova linha de empacotamento e chega o forno em dezembro para ampliar nossa capacidade. Vamos imediatamente triplicar a capacidade de produção dos biscoitos laminados a partir de janeiro.
De quanto é hoje?
Hoje produzimos em torno de 600 toneladas por mês e vamos passar a ter uma capacidade nominal em torno de 1,8 mil toneladas por mês.
Bem expressivo.
O pulo é bem importante. A gente sabe dos desafios de mercado, a gente também está ampliando a nossa base de distribuição. Esse investimento foi desenhado para realmente atender às regiões sul e sudeste do Brasil, então, além de ampliar a nossa presença no RS, Santa Catarina e Paraná, a gente também está mirando o mercado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para atender com esse produto. Hoje, os produtos Maria, Maisena e água e sal giram em torno de 350 gramas a 400 gramas em um pacote com três tubos dentro, normalmente. A gente está trazendo uma inovação para o mercado, que é o mesmo produto, porém em uma embalagem com oito pacotes menores. Ou seja, isso vai garantir, além do produto aguentar mais tempo dentro da embalagem, mais frescor, mais crocância no produto, pelo sistema mais moderno de fechamento, ele também vai trazer a praticidade para o consumidor. Ou seja, você pode abrir um pacote, como um pacote do mercado, você abre um pacote, pode levar um lanche para a escola, um lanche para o colégio e ao mesmo tempo guardar em casa como já faz hoje com os pacotes. É uma novidade que a gente está apostando muito no mercado e é fruto de uma pesquisa de mercado. Fizemos uma pesquisa com consumidores há dois anos que identificou esse potencial. Então, em cima desse potencial e da vontade que a gente tem de crescer nesse mercado de biscoitos, veio esse investimento todo que a gente anunciou esse ano.
Alguns já estão nas gôndolas?
Sim. A gente começou neste mês de outubro a faturar. Nós encerramos a embalagem dos antigos e agora nós estamos faturando o multipack, que são os biscoitos em oito pacotes práticos. Nós temos já o cream cracker, o água e sal, e nesta semana lançamos o leite também. Ao todo são oito itens. Nós já lançamos três e a nossa ideia é até dezembro colocar todos os oito no mercado. Nesta semana, a máquina está fazendo estoque do Maria para poder lançar daqui uns 10 dias.
É uma aposta muito forte em biscoitos.
Sim e outra parte bem importante é dos pães pré-assados congelados no estado de São Paulo. Temos uma fábrica em Farroupilha que está com a capacidade tomada, então, estamos fazendo esse investimento em São Paulo. Vamos ficar com uma fábrica em Farroupilha para atender RS e SC e uma fábrica em São Paulo pra atender Paraná e São Paulo, basicamente.
Qual a novidade da parceria com a Mondelez?
A gente já faz o mini Oreo há alguns anos para eles, então, todo mini Oreo que entrar no Brasil é produzido na fábrica de Caxias do Sul. E a Mondelez segue sempre inovando e lançando novos produtos. Ela lançou o Clube Social Snack, junto com a gente no início do ano, que é um snack salgado em três sabores. Neste mês de outubro, a Mondelez lançou o Oreo coberto, com cobertura de chocolate. É um produto que já se encontra nas gôndolas. E é um produto produzido aqui na Orquídea.