Com uma vida dedicada aos estudos e ao aprimoramento constante, a médica dermatologista Rafaela Bergmann Correia constrói uma trajetória inspiradora. A filha de Norberto Correia e Juliana Anita Bergmann, nasceu em Joinville, Santa Catarina, e cresceu em Caxias do Sul, cidade que ela transformou em berço esplêndido. Especialista, sempre demonstrou uma inclinação natural para cuidar das pessoas, influenciada pela proximidade com o consultório odontológico de sua mãe, onde muitas vezes atuou como secretária, e fez dessa experiência inicial, combinada com as memórias afetivas que cultivou na infância na casa dos avós maternos, Monica Calcagnotto e Ruy Bergmann (in memoriam), viveu em meio à natureza, que moldou sua sensibilidade e seu desejo de ajudar o próximo.
— A jornada para me tornar médica foi longa e árdua, mas muito compensadora. Sempre estudei muito e esse debruçar acadêmico se tornou um hábito que resiste até hoje. Foram seis anos no curso de Medicina na UCS, dois de Medicina Interna e três em Dermatologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Minha inspiração pela especialidade surgiu pela curiosidade em tratar do maior órgão do corpo humano, a pele, e por ser uma área clínica, cirúrgica e estética, que influencia diretamente na saúde física e mental — conta.
Ao longo de sua carreira, Rafaela enfrentou e superou desafios significativos. Aos 19 anos, foi diagnosticada com uma doença grave, que abalou seu organismo e o emocional, mas também a impulsionou a lutar por sua saúde e a buscar o melhor de si mesma. Esse espírito de superação e resiliência culminou com a abertura de seu próprio consultório e a co-fundação da primeira clínica de estética e laser em Caxias do Sul, no início dos anos 2000.
Rafaela é casada com Juliano Ruffato e, juntos, têm dois filhos, Theo, 15 anos, e Lucca, dez. A família é um dos marcos mais importantes de sua vida, evocando sentimentos de completude e realização pessoal, tanto é que preserva com carinho hábitos que herdou dos pais e avós que a fizeram ávida leitora e curiosa sobre culturas e comportamento.
— Meu filme favorito é “Óleo de Lorenzo”, da década de 1990, dirigido por George Miller, e que me comoveu muito. É uma obra que me impulsionou a estudar Medicina por traduzir uma mensagem que sempre lembro: curar às vezes, mas acolher sempre. Meu livro favorito é “O Físico”, de Noah Gordon, que relata histórias da medicina de antigamente. E como sou apaixonada por livros, o melhor é o que estou lendo no momento: “Os Quatro Compromissos”, de Don Miguel Ruiz — revela.
Na prática dermatológica, Rafaela se destaca por seu compromisso com a excelência e sofisticação, enfatizando que não é necessário um excesso de cosméticos para um aspecto saudável. Ela defende o uso de produtos adequados para cada tipo de pele e procedimentos específicos como bioestimuladores de colágeno, toxina botulínica e ultrassom microfocado.
Atualmente, suas áreas de interesse incluem peelings profundos para rejuvenescimento e novas tecnologias que melhoram a qualidade da pele sem tempo de recuperação. Ela também é uma defensora fervorosa do acesso à educação e do combate ao exercício ilegal da Medicina.
— Conhecimento é libertador. Aprender é dopaminérgico. Ser mãe é a melhor sensação do mundo. Essas são as premissas que definem minha filosofia de vida e que guiam tanto na minha abordagem quando estou exercendo meu ofício, quanto em casa e entre amigos. A cada etapa, os desafios enfrentados fazem com que eu valorize ainda mais a importância de compreender integralmente o ser humano — afirma.
Essa é Rafaela Bergmann Correia, uma médica que combina ciência e sensibilidade, sempre em busca do melhor para seus pacientes e sua família. É uma mulher que acredita no poder transformador do conhecimento e da empatia.
.
Raio-X:
- Meu lugar no mundo… é dentro do abraço dos meus filhos Theo e Lucca e do meu marido, Juliano.
- Viver é… agora.
- Passaporte para… um envelhecimento saudável, autônomo e feliz.
- Sonho realizado e outro para tirar do papel: ser mãe de dois meninos e tia da Isadora. Quero conhecer o Japão com a minha família.
- Gostaria de ter sabido antes que… o tempo passa muito rápido.
- Beleza é… estar feliz com sua imagem refletida no espelho e com leveza na alma.