No começo de tudo, surge minha mãe, Hilda Joana Piccoli (in memoriam), vinda do interior e filha de uma numerosa família. Muito vaidosa, elegante e cheia de amor, esteve sempre ao meu lado, era muito capaz e disposta a realizar toda a tarefa que lhe fosse apresentada. Apreciava trabalhos manuais e isso me influenciou. A tenacidade e a capacidade que ela tinha em criar memórias felizes foram um exemplo para mim. Quando me tornei mãe, nossa união cresceu ainda mais — relata Neiva Juçara Piccoli, mãe amorosa de Gabriele, Camila e Felipe, e dona de uma personalidade empreendedora que encontrou a sintonia ideal entre a maternidade e o trabalho.
Caxiense com perfil de muitas mães de sua geração e que os leitores seguramente se identificarão, Neiva herdou a essência da força e da determinação das mulheres de sua família e um legado valioso deixado por seu pai, Guilherme Piccoli (in memoriam), e aprofundado ao lado do marido, Jorge Antonio Piccoli, falecido em 2018.
Em sua jornada, Neiva desenvolveu um negócio florescente no seio de uma família de laços estreitos. Seus filhos, Felipe (in memoriam), Gabriele e Camila, são inspiração e estímulo para superar os desafios dos afazeres profissionais e da rotina particular. Mesmo diante dos contratempos enfrentados com coragem, Neiva sempre encontrou energia para seguir em frente. Ela preserva o compromisso de sua família e constrói um futuro consolidado para suas filhas e para o neto, que está por chegar, em uma verdadeira linhagem de afetos.
Desde cedo, a mãe referência deste fim de semana, habilidosa e criativa, sempre foi uma apaixonada pela arquitetura. Atualmente, é acadêmica do quinto semestre do curso na FSG, o que a levou a revelar sua vocação na direção do Don Claudino, um lugar acolhedor que serve de cenário para celebrações de casamentos, formaturas, aniversários, onde constantemente realiza reformas e projetos notáveis de expansão, e que completará duas décadas neste mês. Seu compromisso com o empreendimento da família é percebido em cada detalhe pela delicadeza com que ela conduz e remonta a sua atuação preparando iguarias na cozinha e brilhando nos salões sociais.
Tanto é que por lá, neste domingo, em que se celebra o Dia das Mães, a receita é comemorar com carinho a longeva trajetória da conhecida casa e enaltecer todos os momentos ao reverenciar o papel essencial das mães, também, na condução das empresas geridas por elas — Gabriele e Camila, são minhas parceiras de negócios, o que fortalece nosso laço diário com inovação e mãos na massa — compartilha Neiva.
Refletindo sobre sua experiência como mãe e empreendedora, Neiva revela suas lições mais significativas: a importância da resiliência, da perseverança e do afeto sem medidas. Ela acredita que o segredo do sucesso materno vibraciona na união e no apoio recíproco, valores que ela transmitiu com orgulho para as filhas.
— A perda do Felipe deixou um vazio em nossos corações, mas o amor e a coragem persistem. Ele é permanentemente lembrado e amado — expressa Neiva com emoção ao apontar para uma roseira plantada no jardim do Don Claudino, em homenagem ao filho. Ao relembrar o passado, ela encontra em sua mãe o modelo de empenho e pró-atividade — Ela era minha fortaleza e me ensinou a nunca desistir do que acredito — diz.
Conforme surgem os altos e baixos na vida, Neiva se mantém firme em seu propósito de inspirar — Nosso apreço é o alicerce que sustenta tudo o que construímos juntas — afirma convicta.
Ser mãe é uma jornada repleta de amor e aprendizados constantes — Desde o momento em que os filhos chegam ao mundo, somos impulsionadas pelo desejo de vê-los crescer, prosperar e se tornarem indivíduos autônomos e realizados — reconhece. Ela enfatiza a importância de proporcionar um “colo” no qual os filhos possam se sentir livres para explorar, experimentar e evoluir, garantindo-lhes o espaço necessário para descobrirem seus próprios caminhos, com o apoio e a orientação indispensáveis para o seu desenvolvimento e para a construção de uma relação sólida e saudável.
Neste Dia das Mães*, celebramos Neiva Piccoli e todas as mães que, como ela, são verdadeiras fontes de inspiração para suas famílias e comunidades. Que seu amor, dedicação e sabedoria continuem a iluminar vidas e a definir o verdadeiro significado da maternidade.
.
Neiva em perspectiva:
- Mãe dedicada e generosa;
- Empreendedora incansável;
- Inspiradora e motivadora;
- Resiliente e perseverante.
No Dia das Mães não pode faltar… amor, gratidão e celebração. Além disso, a união, a colaboração e o apoio incondicional entre mãe e filhos.
Neiva por Gabriele: “Minha mãe é um exemplo de perseverança, dedicação e apoio constante. Camila e eu somos gratas por compartilhar os dias com ela.”
Neiva por Camila: “Minha mãe é a personificação do amor e da determinação. Ela nos inspira diariamente com sua coragem e força inabaláveis, sempre colocando a família em primeiro lugar.”
*A data é comemorada, no Brasil, no segundo domingo de maio e foi constituída a partir de um decreto de 5 de maio de 1932, por Getúlio Vargas.