Karen Olivia Bazzo Goulart é uma biomédica com um currículo impressionante. Da formação acadêmica e profissional, ela dá mostras de dedicada imersão no setor e coleciona elogios e resultados surpreendentes. A filha de Alfeu Bazzo e Clarinei Moresco Bazzo, nasceu em Águas de Chapecó, Santa Catarina, é casada com Michel Goulart, e há muito vive e trabalha em Caxias do Sul, onde busca aprimoramento constante e em escala internacional, incluindo uma especialização focada em tratamento capilar, na Turquia, mais precisamente em Istambul, sua mais recente incursão.
João Pulita: Como a busca pelo conhecimento moldou sua visão de mundo?
Karen Goulart: É um pilar fundamental em minha carreira. Sempre fui incentivada pelos meus pais, desde a graduação, nunca parei de investir em educação. O conhecimento é poder, e essa busca constante me levou até onde estou. Estudar nunca é demais, e é por isso que após finalizar as titulações de mestrado, doutorado e pós-doutorado, dei inicio as especializações fora do país.
JP: Como essas experiências funcionam na prática?
KG: Sem dúvida abriram novos horizontes. Vivenciar locais diferentes me proporcionou uma perspectiva global. Na Turquia, por exemplo, tive a oportunidade de me aprofundar em tratamento capilar. Essa experiência permitiu que trouxesse inovações para a cidade, como protocolos injetáveis que têm sido um sucesso na clínica.
JP: Quais são os momentos mais gratificantes que experimentou?
KG: A cerimônia de colação de grau em Biomedicina, há 13 anos, foi simplesmente inesquecível, uma conquista. Outro momento foi construir a minha clínica, no Storia Offices, em um local pensado em cada detalhe.
JP: Qual foi o conselho mais valioso que recebeu e como isso influenciou suas escolhas?
KG: Tenho muito a crescer e a realizar, porém me orgulho do apoio dos meus pais ao estudo. Esse conselho me determinou, de fato, nunca parei minhas atualizações.
JP: O que seus pacientes mais procuram?
KG: O rejuvenescimento facial, sem dúvida. Meu foco é entregar resultados sutis e elegantes, o que tem atraído mais e mais pessoas em busca de uma aparência jovem e fresca.
JP: Como se relacionam beleza e autoconfiança?
KG: Beleza é valorizar o que é natural e único em cada indivíduo. A autoconfiança é frequentemente relacionada à autoestima e à satisfação com a imagem pessoal. Os procedimentos estéticos podem transformar a vida de alguém. Isso pode impactar positivamente como as pessoas enfrentam desafios e adversidades.
JP: Como equilibrar seu empenho de excelência profissional com a busca por hiatos de lazer?
KG: É desafiador e importante. Confesso que sou workaholic e estou constantemente pensando em evoluir. Sou apaixonada pelo que faço, e esse sentimento me mantém motivada. Além disso, adoro desafios e sempre corro atrás de inovações. A criatividade flui naturalmente quando você ama seu trabalho.
JP: Como se dá a segurança dos procedimentos estéticos?
KG: Estudo manejo de intercorrências em todas as minhas especializações, na clínica utilizo materiais e possuo uma estrutura preparada para ratificar que estão lidando com profissionais capacitados.
JP: Muitas vezes, há expectativas irreais em relação à beleza. Como lida com quem busca padrões amplamente aceitos, mas que fogem da realidade?
KG: Aconselho os pacientes a definirem seu próprio padrão de beleza, já que essa é uma perspectiva subjetiva. Meu foco é ressaltar a beleza natural de cada um e criar resultados que façam com que eles se sintam bem consigo mesmos. Valorizar os traços de cada pessoa.
JP: A busca pela beleza está em constante evolução. O que podemos esperar da estética no futuro?
KG: A estética sempre apresenta ferramentas inéditas e tecnologias inovadoras. O futuro é imprevisível, mas o que posso dizer é que não se pode parar no tempo. Já utilizo o teste genético que favorece o emagrecimento e a longevidade. Trata-se do Método Hígia DNA, baseado na configuração genética com relação a reações alimentares, metabolismo, resposta a exercícios, é muito mais personalizado e assertivo. Sentir-se confiante com sua autoimagem, isso sim, é legítimo e saudável e deve existir em todas as idades.
JP: Quais são seus lugares favoritos na cidade e o que te conecta a Caxias do Sul?
KG: Caxias tem diversos locais que gosto muito de frequentar, principalmente ao ar livre como na sede campestre do Recreio da Juventude. Amo a gastronomia. A cidade é grande e ao mesmo tempo pequena, com uma atmosfera de interior. O que me conecta aqui são as pessoas, família e amigos.
.
.
Livro de cabeceira: Decisões: encontre a sua missão de vida, de Bruno Gimenes.
Gostaria de ter sabido antes… que a estética transformaria minha carreira.
Beleza é… o que vem de dentro, da essência pessoal, claro, que se necessário uma ajuda de procedimentos pontuais, é capaz de realçar os traços naturais.
Uma frase que me motiva: a determinação de hoje é o sucesso de amanhã.