Neste fim de semana, a coluna apresenta a personalidade da nutricionista e psicóloga Luciana Mazzotti Basso. Nas entrelinhas, a dedicada filha de Eriseth Flores e Ari Mazzotti, e esposa do advogado e empresário Luís Mário Basso revela as qualidades de profissional e mãe amorosa dos meninos Luís Gustavo, sete anos, e de Leonardo, cinco. Atuante e sintonizada com o espírito do tempo, Luciana é dona de um estrelado currículo que inclui, também, especialização em Terapia Cognitiva Comportamental e Transtornos Alimentares, e se destaca pela orientação em tratamentos ortomoleculares relacionados à nutrição, ampliando a qualidade de vida de seus pacientes, do físico à saúde mental. Acompanhe a essência desta determinada e autêntica profissional!
.
O que é o bom da vida? Curtir a família. Cultivar as amizades e estar entre as pessoas mais importantes. Acompanhar o crescimento dos meus filhos com saúde e harmonia.
Onde busca motivação e energia? No sorriso dos meninos, no carinho do meu marido e no apoio dos meus pais. O sentimento deles me motiva a evoluir na direção do bem.
Quais são as principais fontes de inspiração que movimentam teus dias? Desde adolescente sabia que trabalharia na área da saúde e já dava mostras que seguiria a profissão de nutricionista. Meu pai é médico e cresci observando o trabalho dele em ajudar a promover a vida por meio de suas mãos como obstetra. Hoje, vejo ele levando qualidade de vida aos pacientes em outra especialidade, como nutrólogo. Isso sempre me inspirou, principalmente por combinar bem-estar físico e emocional.
A formação em Psicologia influencia diretamente o caminho da Nutrição? A Psicologia me guia para um entendimento mais profundo do ser humano, me mostra onde estão os facilitadores e os pontos de resistência. Como psicóloga, tenho um entendimento completo sobre o diagnóstico que está à minha frente.
Como equilibrar a vida pessoal e profissional? Sempre encontro tempo para a família e amigos. Organizo os dias em turnos, assim consigo cuidar da rotina de estudos e brincadeiras dos meus filhos e me dedicar ao trabalho. Mantendo o controle emocional. E conto com a ajuda do meu marido para tudo. Ele é meu principal conselheiro e incentivador, além do apoio da minha mãe, uma avó amorosa e sempre presente.
Quais são os aspectos mais gratificantes na sua área de atuação? Vibro com cada paciente na mesma intensidade, fico realizada quando acreditam no meu potencial. Agora, com o tratamento ortomolecular, os resultados surpreendem e as expectativas são correspondidas. Confiança e conhecimento são os pilares da profissão.
Quem foram os mentores que norteiam o seu caminho? Sem dúvida meu pai, um dos pioneiros no tratamento ortomolecular em Caxias do Sul. Os que fazem parte da minha trajetória de aprendizado, como o Mestre em Bioquímica, Henry Okigami, professor na especialização em São Paulo; Murilo Pereira, referência em Modulação Intestinal; e o doutor Efrain Olszewer, cardiologista que divulga os conceitos ortomoleculares.
Quais são os benefícios da nutrição ortomolecular para a saúde mental? Inúmeros. Quando temos melhoras em nossa saúde física, melhoramos a saúde mental e vice-versa. O segredo é encontrar o equilíbrio entre minerais, vitaminas e aminoácidos para suprir essas necessidades nutricionais. A ortomolecular funciona como uma poupança a médio prazo. É uma prevenção de doenças. Não é apenas sobre emagrecimento ou ganho de massa magra, é sobre ter melhora na qualidade de vida.
Quais são os antioxidantes indicados para promover a saúde celular? Acredito na Coenzima Q-10 e na Vitamina C. Mas sempre me abasteço de um conjunto de nutrientes, incluindo os antioxidantes que mais percebo resultados.
Quais os princípios básicos da terapia ortomolecular aplicada à nutrição? A Ortomolecular é o equilíbrio entre minerais, vitaminas e aminoácidos. Atualmente não encontramos nos alimentos o necessário de nutrientes para adequar uma dieta. O solo é desnutrido, os alimentos não tem as quantidades e a qualidade de benefícios, e ainda somos minados pelos agrotóxicos e aditivos nos alimentos. E, em função de um estilo de vida e de uma alimentação desregrada repleta de industrializados, observo as pessoas com doenças que poderiam ser evitadas. Aí entra a Ortomolecular, para suprir essas necessidades essenciais para um equilíbrio bioquímico ao corpo.
Quais são os benefícios da nutrição ortomolecular para a saúde mental? Inúmeros. Na Ortomolecular tratamos ansiedade, depressão, fadiga, TPM, imunidade e também conseguimos resultados na estética, melhorando a qualidade da pele, unhas, cabelo e flacidez. Tratamos doenças como Disbiose Intestinal, insônia e enxaqueca. Quando temos melhoras em nossa saúde física, melhoramos a saúde mental.
Quais as práticas de autocuidado que adota para manter-se saudável? Faço suplementação desde os meus 20 anos. Também procuro manter uma alimentação regrada, porém sem restrições, e pratico musculação duas vezes na semana.
O que revela Luciana:
- Gostaria de ter sabido antes... que um abraço pode ser o último.
- Um ingrediente indispensável: estar com quem amamos.
- Um conselho: ser grato.
- Não vivo sem… rotina de exercícios para a saúde do corpo.
- Uma alegria: ver meus filhos felizes.