Desbravando novos horizontes, a história da boneca Barbie desafia os padrões e enche de luz os olhos dos espectadores e dos que ainda aguardam para assistir ao live action em cartaz nos cinemas desde a quinta-feira, 20, desenvolvendo narrativas que promovem o respeito à individualidade e estimulam sonhos e aspirações em gerações presentes e futuras. Nessa sintonia, a coluna conversou com a notável estrategista de marketing e licenciamento da marca Barbie, da Mattel, Caroline Albé, a Mani, filha de Orestes Luiz Albé e Miriam Zaniol Albé, é publicitária formada pela UCS e Pós-Graduada em Estratégias de Marketing pela ESPM. Ela conduz com precisão cada projeto que lidera. Nascida em São Marcos, desenhou sua trajetória do interior do Rio Grande do Sul para o centro nervoso de São Paulo, onde atualmente reside. Seu caminho se entrelaça com o brilho das ideias que ecoam ao seu redor.
— Para mim, o lado mais interessante da vida é sentir a adrenalina, o frio na barriga, é sempre uma montanha russa de emoções, por isso é bom viver, muitas vezes nos deparamos com a tristeza outras horas nos preocupamos em ser felizes. Precisamos encarar e aproveitar todos os momentos. A Serra gaúcha me desacelera, São Paulo, o contrário. Então gosto de fazer os dois caminhos para manter o equilíbrio — diz Caroline que acrescenta um conselho para os que desejam se desenvolver profissionalmente no setor assim como ela — Seja persistente, tenha claro seus objetivos e uma excelente rede de contatos, contatos verdadeiros, os quais você constrói com empatia e respeito.
Com uma visão estratégica afiada, ela reconhece que a Barbie vive em constante evolução, sempre acompanhando as tendências de comportamento da sociedade. Essa boneca singular, representada por diversas profissões e icônica na cultura pop, torna-se um símbolo de empoderamento para meninas e meninos ao redor do mundo. Na sua posição como profissional de marketing na Mattel, Caroline é atenta a cada detalhe.
— Lidar com a imagem da marca e os produtos licenciados significa poder levar ao consumidor acesso aos personagens e inseri-los no seu cotidiano, dessa forma conseguimos introduzir o aspiracional para a criança e o nostálgico para os adultos e fãs — conta — Estamos com diversos lançamentos incríveis, com coleções nos principais varejistas de moda do país, no setor de calçados tivemos muitas collabs, linha de bolsas e mochilas, fast food e beleza — complementa Caroline ao resumir um pouco do que vem por aí durante a fama do filme estrelado por Margot Robbie.
Além do brilho do universo da Barbie e de seu trabalho na Mattel, Caroline Albé também encontra motivação no mundo real ao se dedicar a ações de voluntariado. Como uma verdadeira protagonista em sua vida, ela não apenas inspira crianças por meio da marca icônica, mas também se empenha em levar esperança e auxílio a crianças e comunidades em situação de vulnerabilidade e participa ativamente da iniciativa Action Aid, que atua em 45 países buscando promover mudanças positivas.
— O voluntariado é uma forma poderosa de impactar o mundo, ao mesmo tempo em que proporciona benefícios pessoais significativos. Sou voluntária do Action Aid porque acredito que todas as crianças merecem a chance de ter uma condição de vida melhor e presenciar uma sociedade mais justa — enfatiza Caroline em uma mensagem inspiradora.
.
4 curiosidades de Caroline:
- Chorei quando vi o processo de produção da Barbie;
- Quando trabalhava na Grendene, ganhamos o troféu de Maior Licenciado do Mundo de Barbie;
- Nunca tive a casa da Barbie, mas sempre construí ela com imaginação;
- Eu amava a Skypper, irmã mais nova da Barbie.
Para mim, a Barbie representa... que as meninas e mulheres podem ser o que elas quiserem ser.
Livro de cabeceira: estou lendo "Rita Lee, outra biografia", e "Barbie – O império da Mattel".
Gostaria de ter sabido antes… que aceitar quem somos como somos é o melhor caminho para ser feliz.
Uma lição valiosa que aprendi: somos 100% responsáveis por nossa realidade.