A caxiense designer de interiores Liliane Colório, filha de Luiz Colório e Lydia Maria Colório, e o arquiteto santa-mariense radicado por estas plagas Rafael Sartori, filho de Carlos Ernesto Sartori e Miriam Teresinha Smiderle, representam duas grandes profissões que têm um propósito maior que suas razões de ser, alinhadas com as necessidades da sociedade. Se estabelecermos uma relação entre o design de interiores e a arquitetura com estas características, poderíamos chegar à conclusão de que construir e reformar seria apenas uma fração do que se pode alcançar.
— Desde pequeno, sempre observei muito o meu entorno e pelo fato dos meus pais viverem em cidades diferentes, viajava frequentemente para estar com meu pai em sua propriedade no interior, ou com a mãe na casa que tínhamos na Praia de Atlântida, durante as férias quando convivia bastante com minha avó Romana Smiderle, hoje com 88 anos e muito ativa. E para expressar essas memórias, desenhava e as linhas tomavam a forma de casas. Casa com encanamento, caixas d’água, eletricidade, escadas, decorações, praticamente um projeto. É um privilégio trabalhar com o que sempre gostei — relembra Rafael, formado em Arquitetura e Urbanismo pela UCS com Menção Honrosa Albano Volkmer pelo Trabalho de Conclusão de Curso. É pós-graduado em Edificações Sustentáveis pela mesma instituição.
Liliane também tem o design de interiores em seu DNA, ela conta que adorava modificar os espaços na casa de sua mãe e criar objetos de decoração. Residiu em São Paulo e atuava na área de marketing, na época já se aproximava com seu propósito ao desenvolver campanhas e produtos para diversas marcas.
— Em 2015 decidi mergulhar totalmente no Design de Interiores. Continuei no meu trabalho formal e à noite estudava. Foi um caminho sem volta. À medida que aprendia mais e mais, me encantava com tudo isso. Saí do meu emprego para me dedicar integralmente à nova profissão e desde então muitos projetos foram realizados. Não me vejo fazendo outra coisa na vida — revela Liliane formada em Marketing pela Unopar e em Design de Interiores pela Feevale com especialização em decoração de interiores pela Criart - Artes Decorativas e MBA em Marketing também pela Unopar.
Juntos atualmente, unem talentos no comando do Loft 905, desde 2021, resultado de uma parceria duplamente comemorada.
— Escolher o nome não foi tarefa fácil. Ficamos algumas semanas pensando em possibilidades, anotando, até que em uma tarde, no escritório e contei para o Rafa um sonho da noite anterior. Nele, estávamos em um local que parecia um loft nova-iorquino. Aí surgiu a ideia de misturar o ambiente do sonho com o número 905 da nossa sala atual — diz Liliane ao contar a origem da marca que pilota ao lado de Rafael.
.
- Rafael por Liliane: Apaixonado pelo que faz, dedicado e comprometido em transformar sonhos em realidade. Espiritualizado, buscando realizar o melhor sempre. Uma alegria tê-lo como amigo e sócio.
- Liliane por Rafael: Determinada, atenciosa, iluminada e não mede esforços para ver felizes todos ao seu redor. Uma amiga e uma sócia maravilhosa.
.
Com a premissa básica de que todos merecem um lar com aconchego, afeto, significado e, principalmente, com qualidade de vida, buscam tornar mais democrático o acesso ao bom design e à arquitetura.
— Existe um estigma de que um projeto arquitetônico é apenas mais um item de luxo. Defendemos que contratar profissionais capacitados vai muito além da estética, é uma questão de ergonomia, funcionalidade e conforto — conforme Rafael — Enfrentar uma obra sozinho, sem planejamento é um verdadeiro pesadelo. Um plano não serve apenas para tornar os espaços mais bonitos e aconchegantes, mas também para economizar, prever gastos e ter um cronograma de obra. Caro é tudo aquilo que compramos errado ou não usamos. São acessíveis, pensamos em arquitetura inclusiva, todos merecem ter uma casa acolhedora, bem pensada e planejada — complementa Liliane.
Administrar a realização de um objetivo profissional faz com que encaremos dificuldades no percurso, mas que nos ensinam a valorizar ainda mais o resultado. Os capricornianos Liliane e Rafael coroam esta entrevista com experiências que gostariam de ter sabido antes.
— Duas coisas, a primeira é que a gente tem pouquíssimo controle sobre o que acontece conosco. Existem escolhas, existem caminhos, mas no fim tudo ocorre na hora certa. A segunda é que o preço é alto por perseguir os nossos objetivos, mas vale muito a pena, é uma mudança de vida. Coloque o medo no banco do carona, põe o cinto e vai com tudo — define Rafael.
— Pouco está sob nosso controle. Tudo pode mudar a qualquer momento e está tudo bem, faz parte do processo. Relaxa, deixa a vida fluir que no fim tudo se encaixa como deve ser — finaliza Liliane.
.
Três frases que definem a sintonia profissional entre Liliane e Rafael:
- Quer café?
- Dupla de milhões!
- Ficou pronto o projeto?