Convidamos a escritora e mestre em etiqueta para abordar algumas questões bem pontuais. Elegante em tempo integral, Regyna de Queiroz Gazzola responde três perguntas sobre o tema. Confira:
Quais são as responsabilidades de um convidado de todo o tipo de evento?
Pontualidade, sempre. Conforme o estilo do convite, apresentar-se vestido com o dress code solicitado. Se a recepção ocorrer na casa do anfitrião, é elegante levar um vinho ou espumante para quem o convidou, bem como bombons para o casal ou flores para a anfitriã. Nunca seja o último a sair da festividade, jantar ou outro tipo de evento. Sempre que for convidado para uma recepção, e no rodapé do convite está escrito R.S.V.P., você tem a obrigação em dar retorno. Lembre-se de que o convite é uma deferência e o anfitrião investiu para recebê-lo, seja para a inauguração de uma loja ou uma celebração social.
Qual a importância da pontualidade no dia-a-dia?
A pontualidade é um dos pontos principais da boa educação e da elegância. Se é para uma reunião empresarial, pior é a gafe no atraso. Às vezes perguntam qual o tempo de tolerância para aguardar o início de uma reunião de negócios. A resposta é: nenhum. Em primeiro lugar, ir vestido de acordo com as normas da empresa que organiza a reunião. Pontualidade, sempre. Falar quando for solicitado. Para opinar, levantar o braço para lhe darem tempo, e nunca interromper quem está falando. Não ficar de conversinhas com quem está ao seu lado. Isso denota irreverência ou desrespeito. Nunca manusear o celular durante a reunião.
O presente de casamento: dinheiro ou lista de noivos na loja?
Há alguns anos, nunca foi cogitado solicitar dinheiro como presente de casamento. Nem listas em lojas eram feitas. Os noivos ficavam felizes com o que recebiam e, mais ainda, com as presenças. Depois vieram as listas, o que facilitou aos convidados na escolha do presente: se tinha a certeza de presentear com algo necessário ao casal. Depois surgiram os convites com pedidos apenas de dinheiro. A etiqueta moderna está se moldando em alguns aspectos e aceitando o que antes era só deselegante. Vamos dizer que surgiu essa modalidade pelo fato de alguns noivos já estarem vivendo juntos e terem a casa completa. Então a etiqueta do século 21 está aceitando, também, essa forma de presente.
ESTILEIRA
Daniela Nesello, Fabiane Canali Fraga e Mirela Mezzalira, respectivamente nas fotos abaixo, ensinam elegância em forma de looks para uma festividade social em qualquer estação:
Leia também
Quem são e o que pensam os caxienses que têm o pensamento mais à direita
"Já converti várias feministas", diz caxiense que é fiel à tríade bolsonarista Deus, pátria e família
"Nem tanto à direita, nem tanto à esquerda", diz caxiense que defende o consenso
Trinta anos sem Raul Seixas: relembre a passagem do músico por Caxias do Sul um mês antes de morrer
Três dias de paz, amor e música: festival de Woodstock se iniciava há 50 anos