Três alunos do 2º ano do Ensino Médio do Cetec, o Centro Tecnológico da UCS, de Caxias do Sul, apresentaram na manhã desta quarta-feira, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, um projeto de escoamento e drenagem para o município de Muçum, um dos mais atingidos nas recentes enchentes. Os alunos Manoela Cobalchini da Costa, Felipe Tomasi Caliendo e Helena Wartha Bolzon (da esquerda para a direita na foto acima) apresentaram diretrizes para planos de drenagem urbana e política de manejo de águas pluviais na bacia Taquari-Antas para municípios com faixa populacional inferior a 20 mil habitantes.
– Foram analisadas as legislações de 119 cidades gaúchas com histórico de enchentes, e 91 não possuíam instrumentos legais para regular a drenagem urbana – detalhou Felipe.
Trabalho desenvolvido na Mostratec
O trabalho dos alunos foi desenvolvido para a 12ª Mostra Científica e Tecnológica do Cetec, a Mostratec, em setembro passado. O projeto chamou a atenção dos deputados pela preocupação em relação à prevenção de enchentes em pequenos municípios do Estado. Os alunos e professores do Cetec foram convidados pelo deputado Pepe Vargas (PT) para apresentar o projeto na Comissão de Saúde.
– O projeto desses estudantes me chamou a atenção. É praticamente uma minuta de projeto de lei, merece ser avaliado com atenção. Através da Comissão de Saúde, vou solicitar que o estudo seja encaminhado e avaliado pela prefeitura de Muçum, pela Univates (de Lajeado) pelas secretárias de Estado do Planejamento e do Meio Ambiente – diz Pepe.