Prestes a completar seis meses em reconstrução, a BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis tem passado por grandes transformações. Desde maio, quando a rodovia foi severamente atingida por 94 deslizamentos de terra, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), têm atuado na recuperação da pista.
Desde então, quatro grandes obras foram realizadas em trechos considerados críticos pelo Dnit. No km 187, por exemplo, uma tela de contenção está sendo instalada para impedir que novos desmoronamentos ocorram. No km 189, por sua vez, uma parte da pista que foi levada pela água está sendo reconstruída. Já no km 198, em Bento Gonçalves, obras de contenção estão em andamento. E no km 200 uma grande cortina de contenção está sendo erguida.
Até o momento, o Dnit estima que mais de R$ 45 milhões tenham sido investidos para recuperar a rodovia. Esse montante se refere aos pacotes de obras contratados pelo departamento até o momento. No entanto, a estimativa é que os investimentos na BR-470 aumentem nos próximos dois anos, isso porque as obras no local devem seguir até 2026.
Conforme o supervisor regional do Dnit, Adalberto Jurach, as intervenções realizadas farão da BR-470 uma rodovia resiliente ante episódios futuros de chuva intensa.
— Esses pontos, recebendo tratamento, possivelmente terão uma condição mais segura e capacidade de resistir a ocorrências intensas e ter menos danos — explica.
A previsão de reabertura da BR-470 é para dezembro desse ano. Até lá, o Dnit espera finalizar as quatro maiores intervenções, em especial a reconstrução do trecho no km 189. Atualmente, o trecho possui pista simples, impondo o modelo pare e siga para os condutores.
Com a pista recuperada, o trânsito no local deverá fluir de maneira livre, tanto durante o dia, quanto pela noite. Em alguns dos trechos em específico, onde estiverem sendo realizadas obras, o trânsito será conduzido em formato pare e siga.