Praticamente duas semanas após o início do horário eleitoral em rádio e tevê, a campanha eleitoral mantém um bom nível sob o ponto de vista de não resvalar para agressões, troca de acusações entre candidatos ou fake news. Essa é uma constatação importante, pois favorece que a propaganda centre o foco nas questões da cidade, além de atestar uma civilidade que se recomenda entre os candidatos à prefeitura. A distribuição do tempo entre os candidatos ficou equilibrada, o que é outro ponto favorável.
Quanto a propostas, tem havido generalidades e promessas, e o nível de detalhamento dessas propostas e projetos é prejudicado pelo limite de tempo. Tampouco se detalha de onde sairão os recursos. No horário político desta terça-feira no rádio, no entanto, a campanha subiu um ponto no tom. Veja o que foi dito:
* A propaganda de Adiló mencionou o “candidato que parece o (Daniel) Guerra”, que “segue omitindo que queria privatizar a Codeca”. Um torpedo contra Maurício Scalco (PL).
* Adiló registrou haver candidatos que apostam na política do “quanto pior melhor”, em que, “para se promover, têm de falar mal do outro”.
* Porém, o próprio Adiló lembrou votos da deputada federal Denise Pessôa (PT) (na Câmara) e cravou que o PT é um partido que governa com um modelo “ultrapassado”.
* Já o candidato Maurício Scalco (PL) lembrou o mote da campanha de Adiló, que fala em “evitar aventuras”, e destacou que os caxienses vivem um “drama” na saúde, na segurança, no transporte público, no cuidado com a cidade e nas contas (do município)”.
"Prefeito-tatu" no horário eleitoral
Durante a propaganda eleitoral em rádio e tevê ao longo do dia, o candidato Adiló lembrou quem o chama de “prefeito-tatu” (por haver buracos abertos em obras na cidade). Ele lembrou que, de certa forma, “prefeito-tatu” significa “tá tudo andando” ou “tá tudo sendo entregue”, “tá tudo bem”. O “tá tudo sendo entregue” não se ajusta bem às obras no Planalto (foto) e no Desvio Rizzo, mencionadas pelo prefeito em diversas gravações, mas que foram interrompidas por desistências de empresas, agora estão sendo retomadas, mas estão longe de ser entregues.
Embate político toma forma
Está se consolidando uma formatação política do debate eleitoral na propaganda em rádio e tevê. Os candidatos Maurício Scalco (PL) e Denise Pessôa (PT) batem mais forte no atual governo do prefeito Adiló. E Adiló, como se viu no horário eleitoral de ontem (texto maior acima), passou a direcionar as baterias para ambos, com mais força. Já Felipe Gremelmaier (MDB) circula em faixa própria com sua propaganda, destacando especialmente que irá resgatar programas dos dois governos de José Ivo Sartori, que aparece em praticamente todas as propagandas de Felipe.
Eu prometo
“Nós vamos criar um escritório lá em Brasília para cuidar dos interesses do município e vamos criar a Secretaria de Zeladoria do município...” Adiló Didomenico (PSDB), no jantar da coligação com o governador Eduardo Leite, semana passada
Sincerão
Na sequência da promessa de criar a Secretaria de Zeladoria do município, o prefeito Adiló emendou:
– ...que está precisando dar um trato melhor, eu reconheço isso.
Eu prometo
“Vamos implantar uma UPA na Região Sul.” Denise Pessôa (PT), no horário eleitoral
Eu também prometo
O candidato Maurício Scalco, no segundo programa da série “Scalco responde”, nas redes sociais, em bate-bola com o deputado federal Mauricio Marcon (Podemos), em resposta à pergunta de um eleitor sobre o trânsito na entrada e saída na Zona Leste, cravou:
– (Vamos) Fazer uma elevada para o pessoal poder passar ali de forma fácil. Vamos conversar com o governo federal, (ali) tem que cruzar uma BR.
Sartorão na área
Já o candidato Felipe Gremelmaier (MDB) não tem enfileirado aquelas “promessas clássicas” de campanha, mas “promete” outro tipo de promessa: resgatar programas dos dois governos de José Ivo Sartori (MDB), o principal cabo eleitoral da aliança.