A Justiça Eleitoral definiu nesta quinta-feira (22) o espaço que os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul irão ocupar na propaganda em rádio e televisão. O horário eleitoral começa na sexta-feira da próxima semana, dia 30 de agosto.
No total, serão quatro espaços de 10 minutos (20 minutos para a TV e 20 para o rádio, de segunda a sábado) para que os candidatos façam suas campanhas.
O vereador Maurício Scalco (PL) terá o maior tempo de propaganda: 3 minutos e 16 segundos em cada programa de 10 minutos, além 960 inserções ao longo da programação nos 35 dias de propaganda.
Por sua vez, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) terá 2 minutos e 29 segundos de programa e 733 inserções. A deputada federal Denise Pessôa (PT) terá 2 minutos e 26 segundos e 717 inserções. Já o vereador Felipe Gremelmaier (MDB) terá 1 minuto e 47 segundos e 528 inserções.
O espaço a que cada um tem direito é calculado com base nos partidos que integram as coligações. O critério para a divisão do tempo é o número de deputados federais das legendas.
A distribuição foi definida em reunião com representantes de candidatos e emissoras na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O cálculo da parcela a que cada concorrente tem direito é automático, por meio de uma ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ordem de aparição nos programas foi sorteada entre os partidos na última semana, e o primeiro a aparecer será Scalco, seguido por Gremelmaier, Adiló e Denise. Nos dias seguintes, haverá rodízio entre os candidatos.
Espaço dos candidatos a vereador
No caso dos candidatos a vereador, não há propaganda em blocos, apenas em inserções ao longo da programação das emissoras. Como não há coligação proporcional, o tempo de cada partido foi distribuído de acordo com o tamanho da bancada de deputados federais.
Em Caxias do Sul, o partido com mais tempo de propaganda será o PL, seguido pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e pelo União Brasil.
Horários e duração
Os programas de rádio e TV da eleição para a prefeitura terão 10 minutos e serão veiculados de segunda a sábado, duas vezes ao dia. No rádio, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min; e na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.
Diariamente, também serão exibidas inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação. Elas são divididas de acordo com o tamanho da coligação de cada candidato, na mesma proporção dos programas em bloco.
Os espaços do horário eleitoral são divididos da seguinte forma: 10% do tempo é distribuído de forma igual entre os candidatos com acesso à propaganda e 90% leva em conta o tamanho das legendas. O critério estipulado pela legislação é o número de deputados federais conquistados na eleição anterior.
A propaganda em rádio e TV vai até 3 de outubro, na quinta-feira que antecede o primeiro turno.