A reitora eleita pela UFRGS, Marcia Barbosa, deve estar em Caxias do Sul na próxima segunda-feira (9/9). A agenda havia sido anunciada ainda em agosto pela deputada federal Denise Pessôa (PT). Em junho, o MEC confirmou uma universidade federal para a Serra Gaúcha, e a alternativa inicial anunciada por integrantes do governo federal foi um campus da UFRGS na região. A primeira aproximação da universidade com a comunidade regional deu-se em visita técnica de representante do MEC a Caxias no final de julho, quando o vice-reitor eleito, Pedro Costa, também e sinalizou que a UFRGS deve assumir o campus. Agora quem vem é a reitora eleita.
Será oportunidade valiosa para a região conhecer mais de perto o planejamento estratégico da UFRGS para o campus na Serra. Entidades e lideranças regionais colocaram preliminarmente que a unidade da federal pode ser o embrião para uma futura universidade autônoma, mas a UFRGS pode ter planos mais permanentes. Afinal, a Serra é uma região atrativa.
A pauta da visita da reitora Marcia certamente incluirá uma conversa preliminar sobre os cursos a serem oferecidos inicialmente. Marcia e Pedro tomam posse em 21 de setembro. Esses assuntos integram uma pauta a ser debatida entre universidade, região e MEC, que ainda está por acontecer.