O Republicanos anunciou nesta quarta-feira à tarde que não estará na chapa majoritária à prefeitura de Caxias do Sul, liderada pelo atual prefeito, Adiló Didomenico (PSDB). A decisão foi tomada na terça-feira. O partido chegou a definir o nome do ex-secretário municipal João Uez, que esteve à frente das pastas de Urbanismo e Meio Ambiente, como postulante à vaga de vice na chapa. No entanto, após a janela partidária que resultou na filiação do ex-candidato a prefeito Edson Néspolo ao União Brasil, no final de março, assumindo também a condição de alternativa a vice na chapa do governo, estabeleceu-se uma disputa da qual o Republicanos decidiu abrir mão.
No fim de semana, em reunião da executiva local, o Republicanos começou a discutir o cenário, processo que culminou com a decisão anunciada nesta quarta. O partido também confirmou que continuará apoiando o prefeito Adiló na eleição majoritária, mas não estará na composição da chapa.
– Nós construímos uma caminhada coletiva, fortalecendo a base e oportunizando que novas lideranças pudessem crescer. Com esse grupo coeso, definimos que não estaremos na majoritária liderada pelo prefeito Adiló. Ainda podemos estar juntos em um mesmo projeto, mas, nesse momento iremos trabalhar em prol da eleição de uma bancada a ser eleita, dobrar a bancada, ou até mais – disse o presidente da sigla, vereador Elisandro Fiuza.
Uma das consequências da decisão do partido de seguir apoiando uma chapa do governo é que Uez, que era postulante a vice, será candidato à Câmara.
– Temos uma caminhada de parceria e fidelidade (com o atual governo). (O apoio a Adiló) É uma demonstração de fidelidade – diz Fiuza.
A coluna perguntou a Fiuza se um convite do MDB para que Uez participasse como vice na chapa liderada pelo vereador Felipe Gremelmaier poderia ocasionar uma revisão do Republicanos na decisão de apoio à chapa de governo. Uez não quis se comprometer, nem descartou a possibilidade:
– Não gostaria de especular. O cenário é tão difícil. Existe grande oportunidade de futuramente (o partido) construir algo bacana ali na frente, Vamos trabalhar em prol de fazermos a nossa maior bancada eleita – disse ele.
"Tendência forte" à Câmara, confirma Uez
A coluna contatou com o ex-secretário municipal João Uez, que foi por meses alternativa para vice na chapa do prefeito Adiló. Ele confirmou que há uma "tendência forte" de concorrer a vereador. Porém, quando perguntado sobre a possibilidade de uma parceria com o MDB, na chapa do pré-candidato Felipe Gremelmaier à prefeitura, admitiu contatos:
– A gente está conversando. "Está conversando" não, fomos sondados para compor. Penso na situação, Mas a tendência forte, 99%, é concorrer a vereador – afirmou.