Uma comitiva do MEC (Ministério da Educação) com pelo menos três representantes deve vir a Caxias do Sul no fim deste mês para fazer avançar as tratativas em torno da implantação do campus da UFRGS na cidade, em especial quanto à oferta da UCS de ceder o Campus 8. As datas prováveis são 29 ou 30 de julho.
O contato com o ministério foi feito na manhã desta terça-feira, em uma conversa da deputada federal Denise Pessôa (PT), acompanhada do filho Eduardo, no MEC, em Brasília, com o secretário-executivo adjunto, o número 2 da pasta, Gregório Grisa (na foto).
Falar com a UCS também
Pelo ministério, devem vir a Caxias o próprio Grisa, o secretário de Educação Superior da pasta, Alexandre Brasil Fonseca, e o ex-reitor da UFRGS e diretor de relações internacionais da Capes, Rui Oppermann. A Capes é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
– Eles vêm olhar o espaço do Campos 8 e falar com a UCS – disse Denise.
Há uma questão sobre os R$ 60 milhões para investimentos no espaço físico anunciados pelo governo. O recurso é do PAC, que prevê o valor para construção, mas pode haver a compra da futura sede.
Grupo de trabalho espera por UFRGS
Quanto à formação do grupo de trabalho para discussão sobre a implantação do campus e encaminhamentos, que será integrado por representantes do MEC, da UFRGS e da comunidade regional, a espera é pela UFRGS, que troca de comando em setembro.
O entendimento é que é mais prudente e facilitador para os encaminhamentos tratar já com a nova Reitoria da universidade. Três candidatas disputam o comando da UFRGS.