A formalização pela UCS de proposta do Campus 8 para sediar o futuro campus da UFRGS na Serra, feita na audiência pública de quinta-feira passada (27/6), na Câmara, foi um momento importante na mobilização pela implantação de uma universidade federal na Serra Gaúcha. Na foto, o procurador-geral da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Maurício Gravina, entrega a proposta aos deputados Pepe Vargas (PT) e Denise Pessôa (PT). A foto registra um momento histórico.
O endereço, até agora, é quase um consenso sobre a melhor localização para a sede. Falta conferir como dar formalidade para a oferta da UCS. Um endereço como o do Campus 8 para o início das atividades da UFRGS já em 2025 garante uma estrutura física pronta e pode dar agilidade a todo o processo de implantação. Ele compõe um leque de informações básicas para que a universidade federal em Caxias do Sul torne-se realidade já no ano que vem. O governo federal já havia anunciado investimento de R$ 60 milhões para a estrutura física e equipamentos, uma oferta de seis cursos superiores para iniciar o funcionamento, com vagas para 2,8 mil alunos e cerca de 388 servidores.
Todo esse conjunto de informações, ao qual se agrega esse provável endereço do Campus 8, permite vislumbrar como pode se materializar o início das aulas e das atividades do futuro campus da UFRGS em Caxias do Sul. Há informações e possibilidades que fortalecem a expectativa de que uma universidade federal na Serra se torne realidade.
A partir de agora, é dar materialidade a essas primeiras informações disponíveis sobre o Campus da UFRGS, com a definição dos primeiros cursos. É momento da composição do grupo de trabalho acenado para as discussões e encaminhamentos necessários.
Está chegando o tempo de colocar a universidade federal em pé.