A eleição se apruma. Além dos partidos políticos, que vão se acomodando no cenário da sucessão, os cartórios eleitorais organizam informações e estrutura sobre o pleito. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem a previsão inicial, anunciada em seu site, de divulgar no próximo sábado (20/7), pela internet, o quantitativo de eleitoras e eleitores por município. Será o número de eleitores definitivo para a eleição.
Esta semana, o Cartório Eleitoral atualizou o número do eleitorado caxiense no momento: são exatos 347.206 eleitores. Segundo o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, o número definitivo será mesmo o indicado pelo TSE semana que vem, mas a variação será muito pequena. Na última eleição para prefeito em Caxias, em 2020, eram 333.696 eleitores, tendo havido, portanto, desde então, um crescimento de 4%. Na eleição de 2022, o eleitorado foi de 343.453 em Caxias.
Dessa forma, sempre considerando o número mais recente de eleitores, que ainda não é o definitivo, haverá uma fatia de 13.510 eleitores a mais do que em 2020 para os candidatos e candidata à prefeitura de Caxias buscarem o voto do eleitorado. Lembrando que, em 2020, eram 11 os candidatos a prefeito, e agora os postulantes não devem passar de quatro.
O Cartório Eleitoral informou também: serão 1.110 seções nas três zonas eleitorais de Caxias, com 1.096 urnas eletrônicas. Borowski esclareceu que a diferença entre seções e urnas refere-se a agregações de algumas seções com poucos eleitores. Locais de votação (prédios) serão 162. Por fim, um exército de 4.584 pessoas será convocado para apoio na eleição em primeiro turno, como mesários, auxiliares e ainda contando os administradores de prédios.
A eleição de outubro começa a ganhar forma. Tanto sob o ponto de vista político, das opções ao eleitor, cujo cenário da sucessão está praticamente definido em Caxias, como do universo de eleitores, tamanho da eleição e sua organização. Dia 20 de julho, no próximo sábado, começa o período das convenções partidárias. E a campanha arranca em 16 de agosto. Faltam 85 dias para o pleito em primeiro turno.
O tempo passa voando. Comece a pensar nisso.
Eleitorado jovem cresce menos em Caxias do Sul
Ainda sobre o eleitorado caxiense, a faixa etária de 16 e 17 anos que se alistou para o pleito cresceu 0,61% em relação às eleições gerais de 2022 – menos que o crescimento no Estado (0,76%) e no país (1,36%). Historicamente, o eleitorado jovem em Caxias cresce a médias inferiores do que no RS e no Brasil. A proporção, nos três casos, se mantém inalterada. O caso caxiense, que não acompanha o crescimento da faixa etára no resto do país, merece estudo.