A Estrada do Vinho é alternativa para veículos leves ao trajeto da BR-116 de Caxias do Sul para Vila Cristina, que foi levado pelas águas. A prefeitura sabe disso e tem trabalhado pela liberação da via, que liga Caxias do Sul, a partir do bairro São Caetano, até a RS-452, em Vila Cristina. Desde domingo, houve liberação da estrada, ela voltou a ser bloqueada e foi liberada outra vez, com restrições.
Para saber a condição a cada momento, recomenda-se consultar a prefeitura, pois a situação muda. No entanto, não é uma rodovia para caminhões de grande porte, pois tem curvas acentuadas e não dispõe de acostamento. O acesso será cada vez mais buscado, mas a via tem limitações.
Via é foco de campanha da CIC
A campanha emergencial liderada pela CIC Caxias para normalizar as condições de tráfego nas estradas do interior e a ligação com municípios vizinhos tem o foco na Estrada do Vinho.
– Estamos liberando os acessos para escoamento de produção e chegada de mantimentos. O foco é na Estrada do Vinho, que vai ser a principal via de acesso à região de Vila Cristina e escoamento para a Serra e, posteriormente, para a Capital. Mas estamos também trabalhando na Rota do Sol e na RS-431, em Faria Lemos – destaca o empresário Guilherme Sartor, do Sinduscon Caxias, que está na coordenação dos trabalhos de desobstrução de estradas e acessos no interior.
A campanha foi lançada semana passada pela CIC, entidades empresariais e Fundação Caxias para arrecadar recursos necessários ao abastecimento do maquinário pesado. Doações pela chave Pix atendimento2@fundacaocaxias.com.br.
Ligação com a RS-452 é estratégica
Sem a BR-116, a ligação com a RS-452 _ que liga Vila Cristina até a RS-122, em Bom Princípio, passa a ser estratégica, especialmente como rota para a Região das Hortênsias. Além da Estrada do Vinho, há outras alternativas internas para chegar até a 452, como a Estrada da Uva, por Forqueta. Sem BR-116, a prefeitura terá de dar atenção a essas vias municipais, com manutenção e sinalização reforçada de orientação sobre como chegar aos motoristas.