O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço.
Enquanto as atenções estavam voltadas para o desfile cênico da Festa da Uva na Rua Sinimbu, quinta-feira (15), no Centro de Caxias, a direita caxiense aproveitou a presença de autoridades na cidade para promover um grande jantar para convidados, filiados e apoiadores, no bairro Santa Catarina. Cerca de 800 pessoas foram apresentadas aos vereadores Maurício Scalco (PL) e Gladis Frizzo (ainda no MDB), que devem formar chapa nas eleições de 2024.
Gladis aguarda a abertura da janela partidária para confirmar sua ida ao Progressistas que, na quinta, deu o aval para a filiação e para a pré-candidatura da parlamentar a vice-prefeita. A “bênção” veio do presidente estadual do partido, deputado federal Covatti Filho, e de uma das vice-presidentes da sigla no RS, vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia. Os dois estiveram no jantar da direita, junto com o vereador e presidente municipal do PP, Alexandre Bortoluz, que confirma a futura troca de partido e a pré-candidatura.
Já Scalco, que deve ser cabeça de chapa da frente de direita nas eleições, é mais cauteloso:
– Chapa só existe depois das convenções. De certo, que eu posso falar, é que sou pré-candidato a prefeito pelo PL.
O PL de Scalco esteve representado pelo presidente estadual, deputado federal Giovani Cherini. Fechando o grupo dos quatro partidos que devem formar aliança para as eleições, o presidente estadual do Novo, Marcelo Slaviero, participou, e o Podemos participou com o deputado federal Maurício Marcon.
"Seremos competitivos"
A principal liderança na frente dos partidos da direita é o deputado federal Maurício Marcon – e não poderia ser diferente, já que acumula 218 mil seguidores somente no Instagram, e fez 52 mil votos em Caxias nas eleições de 2022. O parlamentar define que a ampla participação de apoiadores no jantar da direita é um demonstrativo de que a coligação terá força no pleito de outubro.
– As imagens falam por si, seremos competitivos. Com humildade e buscando fazer uma campanha mostrando a diferença dos projetos. O do PT é de atraso e o atual modelo fisiológico se mostrou mais uma vez ineficiente, basta andar pelas ruas e ver a consequência da péssima gestão. O nosso será baseado em boas práticas adotadas pelo mundo – avalia.
Bressan ainda não decidiu
Quem também tem caminho trilhado para trocar de partido ao Progressistas é o vereador Adriano Bressan. Ele está atualmente no PRD, sigla que integra a base do governo Adiló, mas Bressan rompeu com o prefeito recentemente e diz manter um mandato “independente”. Mesmo assim, as aparições do parlamentar com Scalco, Marcon, Bortoluz e outras lideranças da direita nas redes sociais e em eventos – como o de quinta – têm se intensificado neste ano, indicando o caminho natural para Bressan nas eleições.
O vereador recebeu convites de quatro partidos, mas também recebeu o aval da executiva estadual do PP na janta de quinta:
– Ainda estou à disposição de três partidos (PL, Podemos e PP). Recebi o convite oficial do PP, através do presidente Covatti Filho e do deputado estadual Guilherme Pasin. Me sinto muito valorizado – afirmou.