Caxias do Sul tem um adolescente de 16 anos como delegado da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que se realiza de quarta-feira (5/12) até sexta-feira (7/12) em Brasília. É Marco Antônio da Silva, delegado representante dos usuários, atendido por serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Instituto Murialdo Santa Fé e adolescente aprendiz. Ele saiu delegado da conferência municipal para a estadual e foi escolhido nesta conferência do RS para o encontro nacional.
Marco Antônio foi a Brasília acompanhado de Ana Paula Flores, servidora da Fundação de Assistência Social (FAS) e também delegada da representação governamental.
– É a primeira vez que a conferência nacional previu a participação de adolescentes como delegados – diz Ana Paula.
"Pelos jovens de periferia e direitos inclusivos"
Marco Antônio é aluno do Ensino Médio da Escola Estadual Claury Flores, na Zona Norte, e conta que o interesse pela participação em espaços políticos de representação vem desde cedo.
– Fui criado em um lar em que os pais ensinaram a lutar pelo direito dos outros. Sempre me interessei por políticas públicas. Na conferência, vou fazer a defesa de jovens de periferia e direitos inclusivos – diz ele.
Na quarta-feira, enquanto esperavam o início da conferência, à noite, Marco Antônio e Ana Paula visitaram a deputada federal Denise Pessôa (PT) na Câmara dos Deputados (na foto) e o gabinete do senador Paulo Paim (PT).