A Fundação de Assistência Social (FAS) terá uma nova unidade no bairro Serrano, em Caxias do Sul. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10) pela prefeitura. A estrutura, destinada para ser um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes entre seis e 15 anos, será construída em terreno do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A inauguração deve ocorrer em maio de 2024, conforme comunicado.
De acordo com a prefeitura, a unidade, que ficará localizada na Avenida Serrano Santo Antônio, deve atender até 80 crianças e adolescentes. O investimento da administração municipal é de mais de R$ 2 milhões. Para o terreno, o Samae adquiriu uma área de 2,3 hectares que estava inserida na bacia de captação do Sistema Maestra e cedeu parte dela para a FAS. Há uma estrutura na área, que será reformada para a unidade do Serrano.
— É uma das áreas mais povoadas e que cresce de maneira mais acelerada no município. Há também outras que vêm apresentando a mesma característica nos últimos anos. E observamos ainda algumas mudanças de dinâmica durante e após a pandemia. Por isso, trabalhamos com uma diretriz bastante clara de dar uma atenção muito grande para estas regiões, onde a demanda crescente da população por serviços e infraestrutura exige sensibilidade e resposta rápida — declara o prefeito Adiló Didomenico.
Como a propriedade pertence ao Samae, a autarquia fará um convênio para que a FAS possa utilizar a estrutura e o terreno. Atualmente, a entidade está realizando o orçamento da obra para que possa encaminhar o projeto para a licitação. A partir deste processo, uma empresa será contratada para o serviço.
— O Samae adquiriu três lotes que estavam configurados como área de preservação permanente (APP). Fez um investimento na proteção de águas do Sistema Maestra. Naquele local há uma residência já construída, que aproveitamos e já concluímos o anteprojeto de adequação para utilização pela FAS para fazer um SCFV com 80 vagas — explica o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti.
A presidente da FAS, Geórgia Ramos Tomasi, conta ainda que a unidade atenderá todo o bairro Serrano e também famílias referenciadas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de bairros vizinhos.
— É um serviço que chega para uma região de grande demanda e que receberá, além das crianças de seis a 15 anos, também os familiares — comenta Geórgia.
Bairro celebra
A comunidade ficou contente com a notícia. A presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Serrano, Justina Ribeiro, conta que a demanda é antiga. Para ela, é importante a aproximação da FAS com o bairro. Atualmente, Justina lembra que moradores precisam ir até o bairro Sagrada Família para atendimento.
— É uma notícia muito gratificante. Muitas crianças e adolescentes vão para a escola e, quando retornam, não conseguem fazer a própria alimentação. Às vezes, a mãe tem que deixar a comida pronta e ir trabalhar. E como fica essa mãe com essa preocupação? Ou tem mães que não conseguem trabalhar. É muito bom ter um local para as crianças ficarem, ter almoço, lanche e acompanhamento. Vai ajudar muitas famílias — destaca Justina.