Está marcada a audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar sobre a implantação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho. Será no dia 26 de dezembro, um dia depois do Natal, às 14h30min. A informação é da deputada federal Denise Pessôa (PT), que tem liderado, junto com o deputado estadual Pepe Vargas (PT), a mobilização em torno da universidade.
– Estamos mobilizando uma comitiva representativa da região. Vereadores, deputados, prefeitos, lideranças – destaca Denise.
O encontro é para apresentação do pleito e, por esse motivo, quanto maior a mobilização, melhor. Entidades regionais, como Amesne, Coredes e Parlamento Regional, já se posicionaram pela instalação da universidade e aderiram à mobilização, o que imprime representatividade ao movimento. Outra representação importante vem das 14 moções de apoio aprovadas por Câmaras da região.
Na semana passada, o relator do Plano Plurianual (PPA) do governo federal para o período 2024-2027, deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), incluiu emenda pela instalação da universidade federal na região na diretriz orçamentária para o período. Ao mesmo tempo, a Comissão Mista de Orçamento também aprovou a emenda. O efeito prático é que a criação da universidade federal passa a integrar a proposta do Plano Plurianual, que ainda será votada no Congresso.
No material de divulgação do PPA Participativo, quando a população votava em propostas para integrar o plano, o governo federal deu o indicativo de que trabalha com a diretriz de ampliação da rede de universidades federais e escolas técnicas pelo país. Instalar uma universidade federal do zero não é simples. Mas esse é o contexto em que se insere a mobilização pela instituição na região. É um contexto favorável.
A audiência com o ministro deve se constituir como um presente de Papai Noel à região, pois irá configurar avanço no rumo da universidade federal.