O advento importante do Centro Integrado de Operações (CIOp) em Caxias do Sul, inaugurado na segunda-feira (9/10), que aproxima o município do universo das cidades inteligentes, recolocou esse tema da modernização do funcionamento da cidade em pauta. E um dos tópicos essenciais para uma cidade inteligente é a fluência da mobilidade do transporte coletivo. Na terça-feira, a coluna remexeu no tema da liberação da conversão à direita em ruas troncais do transporte coletivo, com corredores de ônibus (como na foto acima). O tema é explosivo, e houve repercussão.
A conversão à direita foi abolida dentro do projeto SIM Caxias, no Governo Alceu Barbosa Velho (PDT), que valorizava o transporte coletivo. Significa que, na Pinheiro Machado e na Sinimbu, nenhum veículo leve poderia cortar os ônibus, como se faz hoje, tornando mais rápidos os deslocamentos e qualificando o transporte coletivo. Fez mais o SIM Caxias: concedeu um segundo corredor aos ônibus. Cidades modernas e inteligentes não convertem à direita e não atrapalham o transporte coletivo. É regra basilar.
– 90% desses que falam em cidade inteligente são a favor de invadir a pista do ônibus para converter à direita. Desprezam o transporte coletivo. Cadê as estações de transbordo que ficaram projetadas, principalmente (no eixo) norte sul? – questiona o ex-prefeito Alceu Barbosa
Pois a conversão à direita tornou-se tema de campanha eleitoral em 2016, acabou retomada no Governo Daniel Guerra, tendo sido mantida no governo atual, do prefeito Adiló Didomenico. Segue sendo tema polêmico, pois sua abolição é malvista por parte da população, embora tecnicamente seja a melhor solução urbana.
Semana que vem, na terça-feira (17/10), será apresentado à comunidade o Planmob, o Plano de Mobilidade Urbana, pela empresa Urbtec, contratada para realizar o estudo e, para isso, ouviu a população. Pois o Planmob vai mostrar como será tratada a conversão à direita dentro de um plano de mobilidade.
Vale reforçar: conversão à direita, cortando a frente do transporte coletivo que circula pelos corredores, não é nada inteligente.