O conceito de smart cities passa por diversas áreas. O atual governo municipal em Caxias do Sul tem dedicado uma atenção ao tema. Sinal de que está disposto a aproxima a cidade do universo das cidades inteligentes. Porém, ainda falta atender aspectos básicos. Como o agendamento de consultas em UBSs (unidades básicas de saúde), que atualmente só alcança sete de um total de 48 unidades básicas. Esse é um ponto elementar. Ou ainda oferecer a orientação online e digital nas paradas de ônibus sobre o deslocamento do transporte coletivo.
Em uma cidade inteligente, também, não se converte à direita em ruas como a Sinimbu e a Pinheiro Machado, cortando a frente do transporte coletivo. Em hipótese alguma.
Caxias do Sul quer ser uma cidade inteligente? É preciso acabar com a conversão a direita quando o prejuízo ao transporte coletivo é evidente. É uma escolha a fazer: ser uma cidade inteligente ou permitir a conversão à direita?
A ordem nas smart cities é dar preferência ao transporte coletivo, ciclistas e pedestres.