A prefeitura lançou nesta segunda-feira (25/9) o programa Fala, Caxias!, que pretende, por meio de 27 assembleias regionais, escutar as comunidades sobre demandas e prioridades. Desses encontros, que serão realizados às terças, quintas e sábados, no período de 28 de setembro a 7 de dezembro, devem participar o prefeito Adiló Didomenico e os secretários. Cada morador participante poderá se manifestar indicando prioridades para o bairro, fazendo sugestões ou apontando pontos de melhorias. O prefeito indicou o secretário do Meio Ambiente, João Uez, para coordenar o programa, junto com a Coordenadoria de Relações Comunitárias, além de elaborar a metodologia de escuta das comunidades.
– (O programa) É a ida do prefeito às localidades para verificar as demandas, como está a situação do bairro e da região, quais são as demandas, sejam elas de iluminação, de saneamento, de calçamento, de esgoto, de saúde, de educação, a fim de que o governo faça um cronograma e um planejamento das ações serem realizadas, que são questões do dia a dia da população. É uma escuta da comunidade – detalhou Uez à coluna.
Fica claro que a intenção do programa é “estreitar laços e ouvir inloco as prioridades de cada comunidade”, como diz material informativo da prefeitura, e que o canal também servirá para mostrar as entregas do governo.
– Teremos todos os secretários nessas reuniões, ou o diretor-geral da pasta. Vamos buscar mais sintonia com os presidentes de bairros e os moradores. Não tem como atender tudo, mas vamos sair com uma ordem de prioridade das demandas. Também vamos mostrar o que já fizemos, que não é pouco – afirma o prefeito Adiló.
A primeira assembleia do Fala, Caxias! será realizada ainda esta semana, na quinta dia 28, na Região Planalto. O encontro será na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Recursos do orçamento vigente
O Fala, Caxias! só não é um formato na modalidade dos anteriores Orçamento Participativo e Orçamento Comunitário, de administrações recentes, porque não define destinação orçamentária para o exercício seguinte. Aliás, a intenção de oferecer um canal de participação aos moradores está expressa no nome completo do programa: Fala, Caxias! + Cidade + Participação.
Mesmo assim, as demandas indicadas, segundo Uez, serão executadas “através dos recursos de cada secretaria, na medida do possível”. Isto é, recursos orçamentários do exercício vigente e do próximo.
No fim do terceiro ano
Dois aspectos chamam atenção a partir do detalhamento do programa Fala, Caxias!. Primeiro, é sua implementação no último trimestre do terceiro ano de governo. Quer dizer, já no fim do governo, na reta final, na véspera do ano eleitoral. Ouvir comunidades é uma premissa relevante e essencial, e poderia ter sido implementada desde o início do governo, sem que fosse desperdiçada mais da metade da gestão sem esse rico contato.
Segundo ponto, a coordenação do programa fica a cargo do secretário da pasta do Meio Ambiente, João Uez, incluindo metodologia e condução das assembleias. A Coordenadoria de Relações Comunitárias fica com o contato dos presidentes de bairros para divulgação do programa. Assim, Uez readquire mais visibilidade no governo.