Um dia depois de o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) ter formalizado junto à prefeitura a situação de "estado de greve" da categoria, com decisão tomada em assembleia de um dia de greve em 31 de maio (quarta-feira), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, surgiu na quinta-feira (25/5) nas redes sociais para se dirigir aos servidores. A categoria está em campanha salarial e, na sexta-feira (19/5), a prefeitura havia enviado resposta por escrito ao Sindiserv sobre as demandas pleiteadas.
O governo informou que a reposição de perdas só se dará pela inflação de 2023, no início de 2024. Abaixo, o que disse o prefeito Adiló em vídeo na rede social.
"Ter um pouco de paciência"
"Atravessamos um momento muito difícil, onde muitas atividades econômicas tiveram enormes dificuldades. Pessoas perderam o emprego. E o servidor caxiense teve seus direitos, de forma justa e correta, preservados, inclusive com a reposição da inflação. Portanto, neste momento, pedimos a compreensão. Não é possível atender todas as demandas adicionais do sindicato. Vamos continuar dialogando. Precisamos também entender que nós estamos fazendo um esforço muito grande para recolocar Caxias na rota do crescimento, da geração de empregos, sem aumentar impostos. Pelo contrário, precisamos reduzir a carga tributária. É o momento da gente ajudar, ter um pouco de paciência. A prefeitura vem se recuperando, vem melhorando. Mas cada coisa a seu momento. Nós sabemos da importância e queremos prestigiar e cuidar do servidor público. Por isso, tem o momento pra tudo. Nesse momento, nós não temos condições de atender demandas extras além da reposição da inflação. Tenho certeza que o servidor caxiense não vai faltar ao seu compromisso como nunca faltou com a sociedade caxiense."