A prefeitura de Caxias do Sul homenageou o líder comunitário Luiz Pizzetti com uma placa instalada na Unidade Básica de Saúde do bairro Madureira, onde ele morava. Pizzetti morreu aos 94 anos, no Natal de 2018. A placa é dedicada "ao humanista Luiz Pizzetti".
Participaram do ato, na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito Adiló Didomenico, a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi, a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, a esposa Yeda, os filhos Cleia e Felipe e outros familiares, e o vereador Rafael Bueno (PDT), que era amigo pessoal de Pizzetti.
A trajetória de Pizzetti passa pelo movimento comunitário e pela política. Em 1954, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi suplente de vereador em 1964 e preso pelo regime militar por 36 dias. Fundou a União das Associações de Bairros (UAB) e trabalhou como sapateiro, motorista, taxista e vendedor.
Ele também atuou como presidente da Associação de Moradores do Madureira e era presidente de honra da UAB. Em 2013, foi homenageado pela Câmara com o Prêmio Caxias. Ele também recebeu do Legislativo, simbolicamente, o título de suplente de vereador que fora cassado.
— Seu Pizzetti não gostava apenas de política, na qual dava um valor nobre, mas das pessoas, das causas comunitárias e da cidade — testemunhou Bueno.