O futuro governador Eduardo Leite (PSDB) indicou quarta-feira (28/12) o deputado estadual eleito Gilmar Sossella para o secretariado. Ocupará a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Sossella é o PDT no governo.
O PSB estadual já havia aprovado, no início deste mês, participação no Governo Leite. O PP também já aceitou convite de Leite e embarcou no secretariado com outro deputado eleito, Ernani Polo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Até o Podemos embarcou, com o deputado estadual eleito Ronaldo Santini na Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Pois na mesma quarta-feira, à noite, entrou mais um: o PSD. O governador anunciou o deputado federal reeleito Danrlei de Deus, reconduzido para a Secretaria de Esportes e Lazer.
Transposto esse cenário para a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, será preciso cuidado nas críticas ao Governo Leite, pois boa parte das bancadas está dentro: além de PSDB e MDB, protagonistas da aliança, estão no governo PDT, PSB, PP, Podemos e PSD. O núcleo político do secretariado tem, por enquanto, Sossella, Polo, Santini e mais os emedebistas Beto Fantinel (Assistência Social) e Juvir Costella (Logística e Transportes), todos deputados eleitos, e agora Danrlei. Só na Assembleia, com as escolhas para o secretariado, haverá aí uma renovação de 10% das cadeiras, antes mesmo de começar a nova legislatura. O caxiense Carlos Búrigo (MDB) entrou nessa e herdou uma das cadeiras abertas.
Crítica só com moderação
A tradução política para a Câmara de Caxias significa que 13 dos atuais 23 vereadores integram partidos da base do futuro governo do Estado. Das bancadas da Câmara, apenas Novo, Republicanos, PTB, Patriota, PT e PCdoB – o que soma uma minoria de 10 vereadores – não integram o Governo Leite. Os vereadores dos partidos que embarcaram no governo tendem a ser, no mínimo, cautelosos na crítica ao governo do qual seus partidos fazem parte com cargos em primeiro escalão. Se avançarem, serão bem lembrados de que suas siglas estão no governo.
Desta vez, não deu para Caleffi
Na legislatura que está se encerrando, Danrlei de Deus também foi nomeado secretário de Esporte e Lazer pelo governador Eduardo Leite. Na oportunidade, abriu espaço para a única representação da Serra na Câmara, o primeiro suplente Paulo Caleffi, de Bento Gonçalves, que foi deputado federal por cerca de um ano. Não vai se repetir. Na eleição passada, Caleffi ficou como terceiro suplente na eleição para a Câmara. Fez uma votação aquém do esperado, cerca de 19 mil votos – ou exatos 19.834. Quem assume a vaga de Danrlei será o suplente Luciano Azevedo.