Com tem feito em boa parte dos espaços que tem ocupado, inclusive em debates e na propaganda eleitoral, o candidato ao governo do Estado Onyx Lorenzoni (PL) ressaltou nesta quinta-feira na RA CIC, programação organizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, o que considera avanços do governo federal. Ele dedica parte do tempo à análise da conjuntura nacional, aos resultados da economia e às iniciativas do Governo Bolsonaro, com um capítulo especial dedicado ao enfrentamento da covid-19. A referência à sua proximidade com o presidente Bolsonaro e às ações do governo federal, como evidenciado no material de apoio à sua palestra, captado na foto acima, ocupam lugar especial na estratégia eleitoral do candidato.
Faltou lugar na RA CIC. Havia 230 participantes, mais pessoas do que estavam confirmadas. Em alguns momentos, houve a sensação de um ato de apoio de parte dos presentes ao candidato, que gritaram o número do partido de Onyx, o 22, quando ele entrou no restaurante da CIC. Também não faltaram adesivos.
Aos empresários caxienses e da região, Onyx também falou do Estado, com foco especial sobre gestão, com a transformação da Casa Civil em uma Secretaria de Governo que irá cuidar da relação com a Assembleia e os municípios. Também mencionou a redução das 26 secretarias atuais para “15 ou 16”. Mencionou também uma subchefia da pasta para monitorar métricas periodicamente. São temas – gestão, enxugamento da máquina e resultados – que costumam agradar aos empresários.
Outra estratégia eleitoral de Onyx é a crítica permanente ao que chama de “fecha-tudo” na pandemia, para se contrapor às ações do governo de seu adversário, Eduardo Leite (PSDB).